A Universidade Santa Cecília (Unisanta) firmou nesta quinta-feira (10/8) parceria inédita no País,  que dará aos alunos da Faculdade de Direito a oportunidade de estagiar no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O acordo foi firmado antes da palestra do presidente da OAB /SP, Dr. Marcos da Costa, um dos renomados convidados  da Semana Jurídica Unisanta 2018.

Na oportunidade a direção da Universidade  foi homenageada com medalha comemorativa aos 85 anos da OAB Santos, pelos inúmeros trabalhos prestados pela Unisanta na área jurídica.

De acordo com o Dr. Claudio da Silva, Gerente Executivo do INSS em Santos, os estagiários poderão atuar no primeiro atendimento do segurado que requerer  o benefício, como, por exemplo, a aposentadoria. “O INSS será uma grande escola e certamente os estagiários vão acabar se apaixonando pelo Direito Previdenciário. Será um importante conhecimento que os alunos irão adquirir para o mercado de trabalho, pós-estágio”.

Ainda segundo o Gerente Executivo, em nível nacional este é o primeiro convênio feito com uma Instituição de Ensino para a cessão de estagiários, que prestarão serviços dentro de uma agência. “As tratativas começaram há aproximadamente um ano e nós conseguimos autorização de Brasília em função da digitalização do atual processo do Instituto (INSS digital). Estes estagiários irão trabalhar na linha de frente do sistema, face a face com o segurado.”

Segundo o dr. Danilo de Oliveira, professor  de Direito Previdenciário  da Unisanta e idealizador da parceria, o convênio foi alinhado pensando na qualificação profissional de nossos alunos.  “Esta parceria será um diferencial para nossos universitários no mercado de trabalho, porque ele proporcionará ao estagiário a possibilidade de ter acesso ao  banco de dados, documentos e informações ,  o que não seria possível conhecer apenas  na  teoria”.

Seleção – Em agosto,  serão publicados editais para que os alunos possam se inscrever e participar desta seleção. Os estudantes indicados pela Unisanta passarão por uma triagem da autarquia previdenciária. Os quatro que melhor se enquadrarem nos requisitos serão selecionados para o estágio e contemplados com bolsas de 50% de desconto nas mensalidades (concedidas pela Unisanta).

“Do ponto de vista social, sempre foi  preocupação da Unisanta colaborar para o bom fluxo de atendimento nas agências, e enviando os alunos de destaque, previamente selecionados, acreditamos que podemos colaborar para um funcionamento melhor e mais eficiente de todo sistema”, conclui o dr. Danilo.

Para a presidente da Unisanta,  profa. dra. Lúcia Teixeira, “com este convênio todos sairão beneficiados, principalmente a sociedade em geral, além de possibilitar ao aluno de Direito um experiência inédita muito significativa. Esta é mais uma parceria firmada pela Unisanta que mostra ao estudante  a importância de servir ao País”.

“Através deste convênio,  os futuros bacharéis poderão ser introduzidos no direito previdenciário, no qual existem tantas lacunas e também conquistas em prol do povo brasileiro, afirmou a reitora da Unisanta, profa. dra. Sílvia Teixeira Penteado.

Para ela,  esta parceria é fruto do esforço do corpo docente para que a doutrina ensinada em sala de aula tenha o seu respaldo na prática, como já acontece no Juizado Especial Cível, no Escritório de Assistência Judiciária, onde o aluno pode vivenciar o que aprende na teoria e oferecer a sua contribuição social.

De acordo com Marcelo Teixeira, pró-reitor da Unisanta, esta parceria amplia ainda mais as áreas em que o estudante de Direito da Unisanta poderá atuar durante sua vida universitária. “Este é, sem dúvidas, um dos mais importantes convênios firmados por nossa Universidade”. Ele lembrou ainda de outras parcerias inéditas que a Unisanta mantém, como o Juizado Anexo no Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Santos, o primeiro do gênero do País em porto e, provavelmente, do mundo.