Figura 4. Resultado do modelo de ondas para sábado (06/jul. 05h00). A escala de cores representa a altura significativa da onda em metros e as setas indicam a direção de propagação das ondas.

[Atualização] Previsão de maré elevada e mar agitado se mantém até a madrugada de domingo (07/07). Pico deve ocorrer entre sexta-feira (05/07) e sábado (06/07), informa o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta
________________________________________
Conforme previsto pelos modelos numéricos do NPH-Unisanta, a maré está elevada e o mar agitado desde a madrugada de terça (02/07). Os marégrafos da Praticagem de São Paulo registraram nos últimos dias (02 e 03/07 às 16h), nível do mar superior a 1,9 m na região da Baía de Santos e 2,1 m no interior do estuário. A previsão de maré elevada se mantém até a madrugada de domingo (07/07), com aumentos superiores a 60 cm em relação à tábua de marés (Tabela 1, Figuras 1 e 2).

Tabela 1 – Previsão do nível do mar. Fonte: NPH-UNISANTA

DATA BAÍA DE SANTOS INTERIOR DO ESTUÁRIO
04/07/2019  16h 1.8 m 2.0 m
05/07/2019  04h 1.8 m 2.0 m
05/07/2019  17h 1.9 m 2.1 m
06/07/2019  04h 1.9 m 2.1 m
06/07/2019  17h 1.9 m 2.1 m
07/07/2019  05h 1.9 m 2.0 m
07/07/2019  18h 1.6 m 1.7 m

Com relação as ondas, o mar começou a ficar agitado na madrugada de terça (02), com altura significativa da onda oscilando entre 1,0 m e 1,7 m segundo o sensor da Praticagem de São Paulo. Há previsão de mar agitado até o domingo e a partir de sexta-feira (05/07) as ondas devem ultrapassar 2,5 m na região da Baía de Santos (Figuras 3 e 4).

De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos o estado é de Atenção, devido à previsão de nível do mar entre 1,8 m e 2,0 m e ondas de altura significativa entre 2,0 e 3,0 m. A partir de sexta-feira (05) o estado é de Alerta, devido à previsão de nível do mar acima de 2,0 m e ondas que podem ultrapassar 3,0 m de altura em função da previsão de ventos locais intensos.

Se a previsão se mantiver há possibilidade de alagamentos nos períodos de maré elevada, podendo se intensificar com a ocorrência de ventos locais intensos e precipitação, conforme previsto pela Marinha e institutos de meteorologia. Além disso, podem ocorrer impactos nas estruturas urbanas devido à intensidade e direção preferencial das ondas.

Cabe também ressaltar que essas informações são baseadas em previsões de modelos numéricos, podendo sofrer alterações ao longo do tempo. Os pesquisadores do NPH-Unisanta e a Defesa Civil de Santos recomendam o acompanhamento das previsões oceanográficas e meteorológicas e das condições do mar nos próximos dias.

Boletim emitido às 12h de quinta-feira (04/07/2019). Este é um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário. Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidas pela Marinha do Brasil.

Figura 1. Previsão do modelo hidrodinâmico (linha azul), apresentando o nível do mar (maré) na estação Praticagem localizada na Ponta da Praia. Dados medidos pelo marégrafo da Praticagem de São Paulo em preto e a previsão da tábua de marés (pontos). Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.

Figura 2. Previsão do modelo hidrodinâmico (linha azul), apresentando o nível do mar (maré) na estação Ilha Barnabé localizada no interior do estuário. Dados medidos pelo marégrafo da Praticagem de São Paulo em preto e a previsão da tábua de marés (pontos). Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.
Figura 3. Previsão do modelo de ondas. A altura significativa da onda (m) para a Ilha das Palmas (SWAN v01, em azul) e Entrada do Canal de Navegação (SWAN v01, em laranja), dados medidos pelo sensor da Praticagem de São Paulo em preto. Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.