“A parceria entre universidade e indústrias é fundamental para promover o crescimento de ambas. É uma iniciativa muito importante e nós devemos estimular cada vez mais esse interrelacionamento”, disse o diretor industrial do CIESP de Cubatão e superintendente geral da Usina da Cosipa, Marco Paulo Penna Cabral, durante a comemoração dos 10 anos do Laboratório de Operações Unitárias “Oswaldo Bonfanti” da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), realizada no último dia 9/10.
O diretor industrial da Copebras e ex-aluno da UNISANTA, Paulo de Tarso Florenzano, comentou sobre a importância da Universidade na sua carreira. “Tenho orgulho em ser da 1ª Turma de Engenharia Operacional da UNISANTA, em 1971. Foi uma oportunidade nobre para nós, que trabalhávamos no pólo industrial de Cubatão, fazer um curso de Engenharia em Santos, com professores ilustres na área”, contou Tarso, emocionado. “Vi este laboratório nascer e hoje me surpreendo a cada vez que venho à UNISANTA. Eu já conheci diversos laboratórios do Brasil e do exterior e posso dizer que a UNISANTA tem um laboratório modelo no País, muito bem montado e instrumentado, capaz de desenvolver grandes trabalhos”.
“Os cursos de Engenharia da UNISANTA nasceram para atender aos trabalhadores do Pólo Industrial de Cubatão, possibilitando a qualificação profissional e a melhoria da qualidade de vida na região. Ousamos ao abrir um curso de Engenharia no período noturno, numa época em que esses cursos eram apenas diurnos e atendiam a uma parcela mais privilegiada da sociedade. Com um corpo docente de alto nível, iniciamos a construção do Laboratório de Operações Unitárias com a contribuição do experiente químico Oswaldo Bonfanti”, disse a reitora da UNISANTA, Profª. Drª. Sílvia Ângela Teixeira Penteado.
“A excelência do Laboratório tem despertado o interesse de empresas da região e do País que enviam profissionais à UNISANTA para aprimorar seus conhecimentos. Recebemos várias turmas de engenheiros e operadores da Sabesp, Transpetro Santos e São Sebastião, além de grupos da Petrobras – Rio de Janeiro, Copebras entre outras”, afirmou a presidente da Universidade, Profª. Drª. Lúcia Maria Teixeira Furlani.
Lúcia mencionou ainda as pesquisas de mestrado e doutorado que são produzidas por formados pela UNISANTA, a partir de trabalhos de iniciação científica desenvolvidos no Laboratório com situações industriais reais. Destacou também a importante produção de equipamentos com tecnologia totalmente nacional, como um dessalinizador, encomendado e enviado ao Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES), no Rio de Janeiro.
O coordenador do curso de Engenharia Química da UNISANTA, professor Luis Renato Lia, falou sobre a procura de grandes empresas e universidades de todo o País pelo Laboratório. “O diferencial é que, além das pesquisas na área, nós já produzimos mais de 100 módulos didáticos. Hoje, o Laboratório é referência nacional e internacional, elogiado pelo MEC com o conceito máximo (Muito Bom) e responsável pela produção de módulos didáticos, que reproduzem unidades industriais, exportados para universidades públicas e particulares do país, além de grandes empresas”, afirmou Lia.
Para o diretor do SENAI-Santos, Porf. Waldemar de Oliveira Junior, “o laboratório é fundamental para quem está na área e quer realmente aprender e ter domínio sobre os processos industriais”.
O Prof. Dr. Deovaldo de Moraes Junior falou sobre os próximos projetos. “Em novembro, estaremos trabalhando no projeto de um transportador pneumático, que desloca partículas dentro de um tubo com ar e outro que transporta minérios em uma tubulação com água”, revelou o professor.
O professor Oswaldo Bonfanti, que dá nome ao laboratório, foi representado por sua viúva, Maria Luíza Queirós Bonfanti, na homenagem.

Laboratório – Ao longo dos dez anos, o Laboratório de Operações Unitárias da UNISANTA desenvolveu mais de uma centena de módulos educativos, dos quais 40 foram adquiridos por universidades públicas e particulares, além de outras empresas. Entre as instituições que adquiriram os equipamentos estão: Instituto Militar de Engenharia (IME), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), Universidade Federal do Paraná (UFP), Faculdade de Engenharia Química de Lorena (FAENQUIL-USP), entre outras.
O Laboratório desenvolveu ainda dois projetos para a Prefeitura de Santos, um sobre o reaproveitamento da água dos chuveiros da praia para a irrigação dos jardins e outro para o reaproveitamento da água do Laboratório de Balneabilidade da Secretaria de Meio Ambiente.
Dia 18 de setembro, a equipe da UNISANTA entregou uma unidade de dessalinização do mar ao Centro de Pesquisas da Petrobras. O objetivo é reaproveitar água, que vem com o petróleo, para irrigação, limpeza e outros fins. O novo sistema tem a capacidade de monitorar o processo necessário para o reaproveitamento da água através de um computador acoplado, que indica os índices de temperatura, vazão, pressão, entre outros, necessários para se chegar ao produto final com melhores condições técnicas, baixo custo e maior qualidade para uso.
Posteriormente será montada uma réplica do equipamento que permanecerá no laboratório e permitirá a troca de informações entre as equipes da Universidade e da Petrobras, via internet. O Laboratório de Operações Unitárias foi recomendado à Petrobras para a confecção da unidade de dessalinização pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
A UNISANTA criou ainda os equipamentos em acrílico utilizados na minirrefinaria da Petrobras, como os trocadores de calor, a torre de resfriamento e a comunicação visual. O projeto, único no mundo, foi modernizado e após uma parceria entre as instituições e a empresa de automação sueca ABB, ganhou uma versão atualizada que está em exposição na Universidade.
O módulo reproduz todas as operações da Refinaria e é destinado a apresentações em todo o País. Dia 5 de outubro, a Universidade e a Petrobras assinaram uma carta de intenções que visa à criação de um laboratório na UNISANTA para guardar a minirrefinaria e mantê-la funcionando continuamente.
Também se destacam as pesquisas com biodiesel, a avaliação da qualidade ambiental do ar (parceria com a Cetesb) e o monitoramento da área de dispersão do material dragado do estuário de Santos, com a Fundespa, Cosipa e Codesp.
Além das instituições nacionais, o Laboratório mantém ainda convênios de cooperação com entidades internacionais, entre elas a Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos e o Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal.
Desde 2004, participa de pesquisas voltadas à gestão integrada de zonas costeiras, com o apoio da Cátedra da UNESCO-UNITWIN/WICOP – Europe Network e integra os métodos para a harmonização dos protocolos de dragagem e avaliação dos impactos ambientais, parceria entre a Capes, UNISANTA, UFSCar, Unesp e DGU/MECD-Espanha.
A estrutura do Laboratório também é utilizada pela 3ª turma do curso de Pós-Graduação em Engenharia de Petróleo e Gás Natural da UNISANTA, no desenvolvimento prático de pesquisas de doutorado e mestrado e nos cursos de extensão da Sabesp, Transpetro e futuramente da Copebras.

Equipe – A equipe do Laboratório de Operações Unitárias da UNISANTA é composta pelo coordenador do curso de Engenharia Química da Universidade, prof. Luis Renato Lia; além dos docentes Deovaldo de Moraes Junior e Marlene Silva de Moraes e dos técnicos Gilmar Alcântara e Volnei de Lemos. Conta ainda com a participação de alunos e estagiários do curso.

Autoridades – Também estiveram presentes durante a solenidade, o pró-reitor Administrativo da UNISANTA, Dr. Marcelo Teixeira, o diretor da Faculdade de Engenharia e Arquitetura, eng. Antonio de Salles Penteado; o gerente geral da Petrobras (RPBC), eng. Luiz Alberto Verri; o engenheiro de Processos da Bunge Fertilizantes, Fábio Viera da Silva; o vice-presidente executivo da Carbocloro S/A, eng. Mário Antonio Carneiro Cilento; o gerente da Agência Ambiental da CETESB-Cubatão, Marcos da Silva Cipriano; o gerente da Agência Ambiental da CETESB-Santos, Paulo Sérgio Fonseca; o coordenador de Meio Ambiente, Saúde, Segurança e Qualidade da Cia Brasileira de Estireno, eng. José Roberto Marquis e o assessor da presidência da Cosipa-Usiminas, Carlos Gaggini.
E ainda, o coordenador de Produção da Columbian Chemicals Brasil Ltda., eng. Luis Carlos Becareli; André Carneiro e Alexander Gonçalves, da Clariant S/A; o diretor industrial da Dow Química, Climério Pinto, o diretor de Suprimentos e Logística da Fosfertil S/A, eng. Luiz Antonio Veiga Mesquita; o secretário de Indústria, Comércio, Porto e Desenvolvimento de Cubatão, Ricardo Felipe Lascane; o gerente do Ativo de Movimentação e Tratamento de Gás, da Petrobras – Unidade de Negócios da Baixada Santista, eng. Ailton Antonio Guedes; o engenheiro de produtos da Petrocoque S.A. Indústria e Comércio, Edinaldo Pereira da Silva; o professor Eduardo dos Reis Cavalcante, do SENAI-Cubatão e o técnico de Operações da Transpetro, Paulo José Fidalgo Júnior.