Fornecer tecnologia para a criação de organismos aquáticos é a mais recente atividade do Curso de Biologia Marinha da Universidade Santa Cecília (Unisanta).Nestasexta-feira, 28/03,durante o I Encontro de Aqüicultura,foi inaugurado o Laboratório de Aqüicultura da Unisanta, que funcionará no terreo do Bloco B, na Rua Oswaldo Cruz, 266.

A partir de agora, será possível desenvolver, em tanques e aquários, crustáceos, peixes e algas vermelhas, de expressivo valor comercial. Orlando Couto Júnior, biólogo e coordenador do novo laboratório, explicou que “serão desenvolvidos processos de engorda de camarão de água doce e de água salgada, além de alevinos de tainha e robalo. Algas vermelhas podem se transformar em produtos igualmente nobres, pois elas entram como matéria prima utilizada em restaurações odontológicas, na indústria petroquímica e de alimentos”.
O projeto tem apoio do Sebrae, visando auxiliar pequenos e médios aqüicultores. Segundo Couto Júnior, “estamos aptos a dar consultorias e cursos de capacitação. São tecnologias que não afetam o ecossistema, pois o cultivo é fora de corpos d’água (rios e mares). A água é devidamente tratada, para eliminar organismos patogênicos e metais pesados”.
Outro objetivo é propiciar aos alunos a produção de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) na área da Aqüicultura e experimentos com organismos aquáticos cultiváveis. Segundo Couto Júnior, “os alunos aprenderão sobre sistema de recirculação fechada, monitoramento de variáveis hidrológicas, biometria e manutenção na qualidade de água nos cultivos”.

A estrutura do laboratório, que servirá também para estágio dos alunos do curso de Biologia Marinha, é formada por cinco tanques de 150 litros, 18 aquários de 35 litros e compressores de ar.