A importância da discussão sobre a aqüicultura e seu estágio de desenvolvimento na região foi abordada na palestra de abertura do I Encontro de Aqüicultura da Costa da Mata Atlântica. O evento, realizado pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), teve início na tarde desta sexta-feira, dia 28, e prosseguirá até domingo, dia 30, com mais de 300 participantes de vários estados.
De acordo com Nilton José Rodrigues da Silva, assistente de planejamento da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral da Baixada Santista (CATI), “entender a evolução dos estágios de desenvolvimento da aqüicultura e com isso ampliá-la é fundamental, pois sem a compreensão da dinâmica não há como traçar essa linha”.
“Somente será possível alavancar e criar uma cadeia produtiva através de projetos e políticas públicas desenvolvidas em conjunto, tanto com os Governos Federal, Estadual e Municipal, quanto com a Universidade e a população”, afirma.
Para o palestrante, fundamental é a inserção da Universidade, a exemplo da Unisanta, para dar o aporte à atividade. Ele salientou que já há um conjunto de ações realizadas em Peruíbe, Guarujá e Santos, que estão montando e construindo a cadeia produtiva.
“Leva em média 10 anos para construir uma cadeia produtiva, na qual deverá haver coordenação entre o órgão público, privado, população e pescadores. É necessário formar as pessoas, dialogar com os produtores, planejar e projetar com atuação do Estado, alinhavar toda a cadeia produtiva, para que haja resultados positivos, e isso demora”, diz Nelson José.
“A transformação é grande quando todos se envolvem e produzem. O problema é que não temos política ambiental implementada”, conclui.

Dia 29/03 (Sábado)
9h – 11h Minicurso sobre Piscicultura marinha, com Eduardo Sanches, do Instituto de Pesca – Ubatuba
11h30 – 12h30 – Palestra "Piscicultura marinha: uma alternativa de produção e conservação" – Eduardo Sanches – Instituto de Pesca – Ubatuba
13h30 – 15h30 – Minicurso sobre Cultivo de Lagosta e Caranguejo, com o Dr. Marco Igarashi – UFC