Consultor de Sistema SAP – (Sistemas, Aplicações e Produtos em Processamento de Dados) de uma das maiores empresas de Tecnologia da Informação (TI) do Brasil, a Complex, Leandro Roldão de Oliveira já possui um currículo de sucesso.

Formado na primeira turma de Engenharia de Computação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), em 2001, Oliveira tem 25 anos e está concluindo o curso MBA Executivo em Gestão de Projetos.

Há três anos, por meio da Complex, dá treinamento a outros profissionais e trainees na área de gerenciamento empresarial e projetos de implantação do ERP – Enterprise Resource Planning (aplicações de gestão empresarial capazes de integrar os processos de negócio dos diversos departamentos de uma organização. São freqüentemente a espinha dorsal do Sistema de Informação das médias e grandes empresas).

Determinação – A trajetória de Leandro foi marcada por iniciativa e muita persistência. Sua mãe faleceu quando ele tinha seis anos. Com a alegria de ingressar num curso superior, vieram algumas dificuldades e tristezas, como a perda de seu pai. “Naquele difícil momento da minha vida, pude contar com o apoio da direção, corpo docente e amigos da Universidade. E assim, consegui concluir meus estudos com muito suor”, comenta.

Antes de tentar uma vaga como trainee na Complex, Leandro deu aulas de Informática e trabalhou no CREA/Santos. Ele revela que não podia ir atrás de programas de seleção em grandes empresas, pois precisava trabalhar para pagar sua mensalidade. “A maioria dos meus amigos de classe já estava bem colocada no mercado, pois eles tinham tempo de participar dos processos de seleção”, enfatiza.

Quando estava concluindo o curso de graduação, participou do intercâmbio internacional que a UNISANTA mantém com um dos mais importantes centros de pesquisa em microeletrônica do mundo: o AIME (Atelier Interuniversitaire Microelectronique) do INSA (Institut National des Sciences Appliquées) de Toulouse, na França.

Certo de que precisava investir ainda mais em sua carreira, após o estágio, permaneceu por mais algum tempo fazendo outros cursos na França. “O contato com especialistas mundiais em microeletrônica, proporcionado pelo intercâmbio internacional da UNISANTA, foi fundamental no início da minha carreira”, destaca o jovem profissional.

A grande virada – Ao retornar ao Brasil, não parou de se especializar, aliás, esse sempre foi um dos diferenciais de Leandro. Foi nesse período que a oportunidade bateu à sua porta e ele fez a escolha que mudaria sua vida. Ao ser aprovado em todas as etapas de seleção na Complex, foi lhe dado o direito de escolher entre duas áreas de atuação: web designer ou consultor de TI, um campo novo para Oliveira, mas muito promissor.

A partir daí, a empresa investiu em sua especialização, acreditando em seu potencial. Começaram a surgir viagens de negócios e Leandro pôde aprender ainda mais e desenvolver seu trabalho em outros países da América Latina, Europa e África. Entre as empresas que prestou serviço estão a Unilever, Ambev, IBM, Votorantim, Saint-Gobain, Accenture, Petrobras e Vivo.

Destaque na mídia – Em recente lançamento da revista Você S/A (publicação da editora Abril que aborda temas como planejamento e desenvolvimento de carreira, desempenho individual, empregabilidade e investimento pessoal), a trajetória de sucesso de Leandro foi alvo de matéria, em duas páginas, com fotos e chamada no editorial.