O evento é resultado de uma parceria entre o Engenho dos Erasmos e o Museu Pelé

O Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos  recebe, a partir do dia 14 de abril, a exposição “Bartolomeu de Gusmão”. As obras expostas recriarão as mais diversificadas invenções do cientista,  realizadas há mais de 300 anos.  O Engenho fica na Rua Alan Cíber Pinto, 96, Vila São Jorge, Zona Noroeste, Santos – SP.

Para exaltar o talento do santista Bartolomeu de Gusmão, a mostra contará com 13 maquetes feitas em madeira e resina epóxi criadas pelo pesquisador, engenheiro, professor de Engenharia Eletrônica e coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unisanta,  prof. Dr. João Inácio da Silva Filho.

Na exposição, estarão  presentes  reproduções em tamanho reduzido dos maiores inventos do cientista como: o sistema de automação para drenar água dos porões, utilizado até hoje pelos navios; e o aeróstato, mais conhecido como balão de ar quente.  O evento é resultado de uma parceria entre o Engenho dos Erasmos e o Museu Pelé, via Secretaria de Turismo de Santos.

A entrada é gratuita e limitada e as inscrições só podem ser feitas online.

A Base Avançada de Pesquisa, Cultura e Extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, que conta com o Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos, é um sítio arqueológico aberto à visitação e investigações científicas, programas educativos e eventos gratuitos.