Os novos investimentos das empresas da região, as novas tecnologias, os projetos em implantação, gestão de projetos e ética são alguns dos temas que serão discutidos no 1º Ciclo de Palestras das Engenharias, a partir desta terça, 12/6. A Universidade Santa Cecília (UNISANTA) promoverá quatro palestras neste mês com o objetivo de aproximar as empresas da região e os universitários. Para fortalecer este elo, a UNISANTA receberá palestrantes convidados das empresas: Petrobras, Copebras, Carbocloro e Hexel Assessoria Empresarial.

As palestras, além de serem atividades extracurriculares aos alunos da graduação das áreas de Engenharia e Exatas, darão oportunidade para que toda a comunidade conheça as novidades do setor. O ciclo é gratuito e está aberto a todos os interessados.

Para participar é preciso fazer inscrições através do e-mail cintia@unisanta.br ou na sala M-117 (Bloco M), com a engenheira Cintia. Mais informações pelo telefone 3202-7132.

As palestras acontecerão, em todos os dias da programação, a partir das 19h15 no Anfiteatro do bloco E da Universidade, na Rua Cesário Mota, 8, Boqueirão.

Programação:

Dia 12/06 (terça-feira) – A primeira palestra, Projeto de Desenvolvimento da Produção de Petróleo e Gás Natural da Unidade Bacia de Santos, estará a cargo do gerente de Suporte Técnico da UNBS – Petrobras, o engenheiro civil Kazuioshi Minami.

Doutor em Engenharia de Petróleo, pela University of Tulsa, Minami possui MBA em Management, pela Fundação Getúlio Vargas. O engenheiro, atualmente, é gerente de suporte técnico da UNBS – Petrobras. Atuou por mais de 20 anos no Centro de Pesquisas da Petrobras, CENPES, em desenvolvimento de tecnologia na área de escoamento multifásico, bombeamento multifásico, elevação artificial de petróleo e controle de deposição de sólidos.

Coordenou projetos de tecnologia de produção em águas profundas, do Procap 1000, Procap 2000 e Procap 3000 e coordenou o programa entre 2005 e 2006. Trabalhou cinco anos na sede da Petrobras, como gerente, na mesma área técnica.

Dia 14/06 (quinta-feira) – O engenheiro de Processos da Carbocloro, Hilton Carvalho da Silva, falará sobre Ferramentas de Gestão da Qualidade Aplicadas em Projetos Seis Sigma.

O palestrante é formado em Engenharia Química e de Segurança do Trabalho, pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), respectivamente. E possui MBA em Gestão Empresarial voltada à Indústria Química, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O engenheiro atua, desde 2006, como Black-Belt na área de Seis Sigma na Carbocloro. Para exercer esta função é formado pela Fundação Vanzolini – USP e consultoria pela GPS (Global Productivity Solutions Consultores S/C Ltda).

Carvalho é funcionário da Carbocloro há 21 anos e já atuou, nesta empresa, na supervisão de Processos de Planejamento e Controle da Produção (PPCP), Eletrólises Diafragma e Mercúrio, Tratamento de Salmoura, Derivados Clorados e Engenharia de Processos.

Dia 18/06 (segunda-feira) – Gestão de Pessoas nas Empresas será o tema abordado pelo diretor da Copebras – Unidade de Cubatão, o engenheiro Paulo de Tarso Florenzano. O palestrante abordará Gestão do Capital Humano na Indústria em Relação aos Resultados da Empresa.

Florenzano atua no Pólo Industrial de Cubatão há 38 anos, junto aos Departamentos Produção, Manutenção, Processo e Engenharia. Iniciou sua carreira em 1969, como Operador de Processo e atualmente é Diretor Industrial da Copebras de Cubatão. Formado em Química Industrial, Engenharia Química e Industrial pela UNISANTA e FEI, é pós-graduado em Gestão Administrativa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Dia 20/06 (quarta-feira) – No último dia do ciclo, a diretora da Hexel Assessoria Empresarial Ltda, Dra. Maria de Fátima Martel ministrará palestra com o tema: Empregabilidade e processos seletivos: uma visão moderna os interessados. Os interessados poderão contar com informações sobre gestão de pessoal, gestão de projetos, ética e preparação para processos seletivos.