Na seqüência da preparação para os XV Jogos Pan-Americanos Rio 2007, dois nadadores da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) iniciam, nesta quarta-feira, sua participação na segunda etapa do badalado Circuito Mare Nostrum, o 28º. Troféu Internacional Ciutat de Barcelona, na capital da Catalunha, na Espanha. Kaio Márcio de Almeida e Leonardo Guedes atuam em seis das 32 provas do programa, com disputas também na quinta-feira (14). Felipe Lima. lesionado, está fora da competição.

Nas eliminatórias desta quarta-feira (13), a partir das 9h30 (hora local, 5h30, de Brasília), Kaio Márcio nada os 200 borboleta, enquanto Léo Guedes terá uma maratona pela frente, com participações nos 50 costas, 50 livres e 200 costas. Na quinta-feira (14), a partir do mesmo horário, a programação prevê, pela ordem as entradas de Kaio Márcio, nos 100 borboleta e Léo Guedes, nos 100 costas.

Kaio Márcio, prata nos 100 metros nado borboleta, e quarto colocado nos 200 borboleta, na etapa de Canet, a primeira do Circuito Mare Nostrum, espera ter um melhor desempenho em Barcelona. Segunda sua técnica, Rosane Carneiro, ele deu uma “adormecida” nos segundos 50 metros dos 200 borboleta, na França.

Ela concorda com uma avaliação feita pelo especialista Alex Pussieldi, do Blog do Coach: “A virada dos primeiros 50 metros de Kaio em comparação ao japonês Ryuichi Shibata foi determinante. Kaio virou fraco e o japonês abriu uma vantagem que manteve até o final. Kaio nadou a prova em segundo mas foi atropelado no final. Já nos 100 borboleta, Kaio virou em terceiro, mas na altura dos 75 estava na frente. Sua chegada também não foi perfeita, ele deu uma bloqueada no final mas com uma posição muito alta o que permitiu a vitória de Ryan Pini no toque”.

De qualquer forma, porém tanto Rosane como Kaio estão bem satisfeitos com as marcas principalmente para a época, mas Rosane avisa: “Em Barcelona vai ser bem melhor”.

Em Barcelona, Kaio Márcio tem o segundo melhor tempo de balizamento nos 100 metros nado borboleta, com 51s99, e o quinto nos 200, com 1m57s69.

Léo Guedes, melhor colocado na final B dos 50 costas, com 27s11, tem o 12º. Tempo nos 50 costas, com 26s35; o 46º. nos 50 livre, com 23s93; 19º nos 200 costas, com 1m04s07, e 11º. nos 100 costas (sua prova no Pan), com 55s85.

Felipe Lima, com um problema físico em Canet, e por isso não participou da prova dos 100 metros estilo peito, estaria retornado em Barcelona, mas a Comissão Técnica resolveu mandá-lo de volta ao Brasil para uma melhor recuperação.

Em Barcelona, a exemplo de Canet, a natação da UNISANTA ainda é representada pelos técnicos Márcio Latuf e Jefferson Neves, bem como pelo médico Marcus Bernhoeft.

Na volta da Europa, os atletas brasileiros e integrantes da Comissão Técnica irão se juntar aos demais nadadores da UNISANTA (Michelle Lenhard, Larissa Cieslak, Lílian Cerroni, Felipe May Araújo, Nayara Ribeiro e Luiz Rogério Arapiraca), qualificados para o Pan Rio, para a realização da III Clínica Pan-Americana de Natação, a ser desenvolvida em Belo Horizonte, paralelamente à disputa da VIII Super Copa de Natação, marcada para a piscina do Minas Tênis Clube, de 28 de junho a 1º de julho.

Após todas estas ações, a equipe brasileira dará entrada na Vila Pan-Americana dividida em dois grupos. No grupo 1, os atletas classificados da 25ª a 36ª posição entre os melhores índices técnicos entram no dia 5 de julho. No grupo 2, no dia 10/07, estão aqueles que ficaram até a 24ª posição. As provas de natação no Pan do Rio serão disputadas de 16 a 22 de julho