A visita será no Parque Ecológico do Perequê, a partir das 10 horas

Em comemoração à Semana Nacional do Meio Ambiente, o Instituto EcoFaxina – sociedade civil sem fins lucrativos que conta com o apoio da Universidade Santa Cecília (Unisanta) – realiza a 30ª Ação Voluntária, neste sábado (2).

A visita será das 10 às 14 horas no Parque Ecológico do Perequê, reserva da Mata Altântica situada no início da Serra do Mar. O local abrange ainda o ribeirão Perequê e suas piscinas naturais e cachoeiras.

A ação contará com a participação dos alunos da Faculdade de Ciências Biológicas da Unisanta, estudantes do curso Técnico em Meio Ambiente da Escola Técnica Estadual de Cubatão (Etec), funcionários da Secretaria de Saúde junto com demais voluntários.

Eles percorrerão a trilha, que acompanha a margem do ribeirão Perequê, coletando, com o auxílio de biólogos, resíduos, lixos e macroinvertebrados bentônicos – organismos que vivem no fundo do ribeirão que indicam mudanças ocorridas no ambiente, geralmente causadas por ações do ser humano.

Após a coleta, os resíduos serão identificados, separados, pesados e destinados de forma correta. Os dados serão encaminhados para a administração do parque e para a Secretaria de Meio Ambiente de Cubatão, auxiliando no processo de conservação e educação ambiental do local.

EcoFaxina – Fundado em outubro de 2008, o Instituto já retirou várias toneladas de lixo do estuário. Além de promover a  da limpeza, monitoramento e educação ambiental através do desenvolvimento e execução de pesquisas, grupos de estudos, programas, atividades e ações voltadas ao Meio Ambiente, bem estar social, autoestima e geração de renda.