O vídeo consta como experiência de sucesso em e-book que busca disseminar e reconhecer as experiências pedagógicas em leitura digital, contribuindo para a transformação da Educação no Brasil.

A professora Cristina Van Opstal, dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Santa Cecília (Unisanta), participou da elaboração do e-book “Práticas de leitura digital em sala de aula”, que apresenta relatos de práticas desenvolvidas por dez professores brasileiros do Ensino Fundamental.

Além de professora universitária, Cristina é professora premiada da rede municipal de Santos e foi convidada a participar do programa de elaboração da publicação, que busca mapear, disseminar e inspirar práticas de leitura digital em sala de aula.

A experiência que a professora da Unisanta compartilhou no programa foi a animação coletiva em vídeo produzida com a sua turma do 5º ano. Cristina uniu o interesse dos alunos por vídeos a uma questão que a preocupava: os problemas de convivência da classe. Pensando nisso, ela utilizou processos autorais para que eles pudessem produzir animações sobre gentilezas.

Entre fevereiro e maio de 2016, os professores participaram de um ambiente online com discussões e formações sobre situações didáticas de leitura e compartilharam digitalmente suas experiências e reflexões, que serviram de matéria-prima para o estudo. As discussões foram coordenadas por especialistas nos temas de multiletramento e leitura:  Roxane Rojo, Rodrigo Abrantes e Leticia Reina.

Para conhecer outras ideias do programa leia também a reportagem do site de inovação em educação, o Porvir:

 10 ideias para trabalhar leitura digital na sala de aula

Professora premiada – Cristina Van Opstal foi a grande vencedora do Prêmio Educador Santista 2015 com o projeto A paixão de ler o mundo, elaborado para alunos do 5º ano da Unidade Municipal de Educação (UME) Maria Luiza Alonso, em Santos. Promovido pela Secretaria de Educação de Santos, o prêmio tem como objetivo identificar, valorizar e divulgar experiências educativas de qualidade na rede municipal de ensino.

A professora também foi finalista do Prêmio Educador Nota 10. Ela concorreu na categoria “Português – Fund. I”, com outros três projetos dessa área selecionados em todo o Brasil. Criado em 1998, o Prêmio Educador Nota 10 é realizado pela Fundação Victor Civita e reconhece professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, e também gestores escolares de todo o País.  Aproximadamente 3.000 educadores, professores, gestores escolares e coordenadores pedagógicos, de diversos segmentos de ensino, inscrevem seu trabalho a cada edição do Prêmio em diferentes áreas de conhecimento.