Pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Fisiologia do Exercício, da Faculdade de Educação Física e Esporte (Fefesp) da Universidade Santa Cecília (Unisanta), foram selecionadas em congressos no Brasil e no exterior.

No Congresso da Sociedade Paulista de Cardiologia (SOCESP), realizado entre os dias 23 e 25 de junho, foram apresentados trabalhos com os seguintes temas: A associação entre os polimorfismos GLN223ARG e ARG223ARG predispõe acúmulo de massa gorda em mulheres obesas e Treinamento aeróbio contínuo e aeróbio intervalado aumentam a eficiência ventilatória em pacientes com doença arterial coronariana.

Outra pesquisa foi aceita em dois congressos internacionais: o Congresso Mundial de Cardiologia, que ocorrerá em Paris, na França, de 22 a 25 de agosto, e o Congresso Mundial de Pneumologia, em Amsterdã, na Holanda, de 24 a 28 de setembro. O tema da pesquisa é Effects of continuous vs. interval aerobic training on PetCO2 response during graded exercise test in patients with coronary artery disease.

Os autores das pesquisas são os professores doutores Alexandre Galvão da Silva e Débora Rocco.

Reabilitação – Os trabalhos relatam a importância do exercício físico como ferramenta de reabilitação para indivíduos que sofreram cirurgias cardiovasculares, como revascularização do miocárdio, infarto etc.

De acordo com os professores, a pesquisa foi realizada com indivíduos que passaram por uma cirurgia cardíaca, mais precisamente uma revascularização do músculo cardíaco, e após esse procedimento foram acompanhados e treinados por uma equipe composta por profissionais da área da saúde. Professores de Educação Física, especializados, fizeram parte desse grupo com o objetivo de avaliar, quantificar e acompanhar a gradação de intensidade de esforço, para dessa forma, otimizar o desempenho físico na saúde desses pacientes.