O Rotaract Club de Santos, em parceria com a Universidade Santa Cecília (Unisanta), realiza no dia 20/8 (sábado), das 9h às 14h, o projeto Rota Ação, na Escola Estadual Neves Prado Monteiro – Praça Estado de Israel, sem número, na Vila São Jorge, em Santos.

Trata-se de uma ação social que irá oferecer à comunidade serviços gratuitos na área de saúde. A Faculdade de Fisioterapia fará atendimento de pressão arterial, avaliação postural e exames de glicemia. Professores também ministrarão as seguintes palestras: Incontinência Urinária de Esforço, com Cláudia de Oliveira; Alterações Posturais e Dores na Coluna Vertebral, a cargo do diretor de Fisioterapia da Unisanta, Ivan Cheida; e Prevenção da Hipertensão Arterial, que será ministrada por Ivo Koedel Filho.

A conscientização ambiental ocorrerá por meio das ações propostas por alunos de Ciências Biológicas – Biologia Marinha. Os universitários irão expor animais empalhados pertencentes ao acervo zoológico da Instituição, discutir questões relacionadas ao Meio Ambiente, como a poluição das águas, e mostrar animais em microscópio.

Quem comparecer ao local, poderá ainda passar por uma avaliação bucal, a cargo da Faculdade de Odontologia, além de receber orientações sobre a higiene e problemas na boca.

De acordo com o Rotaract, estão previstas ainda palestras sobre cursos profissionalizantes, planejamento familiar, economia doméstica e educação no trânsito. A proposta é que voluntários ofereçam aos interessados o serviço de corte de cabelo, atividades recreativas, oficinas e teatro para as crianças.

A Cruz Vermelha Brasileira – Filial Santos também apoia o evento.