Com o objetivo de fomentar o debate sobre sustentabilidade e estimular a produção científica, a Unisanta promove o Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (COBRIC) – Ideias e soluções para uma sociedade sustentável, de 7 a 9/10.
A palestra de abertura, dia 7, às 19h, no auditório do Bloco E, será a cargo do Engenheiro Kazuo Nishimoto, pós-doutor pela Universidade de Tokyo e pela University Of Michigan Annarbor, com experiência na área de Engenharia Naval e Oceânica. O tema da palestra será Exploração de Petróleo e Gás em Águas Ultraprofundas. O Engenheiro Eduardo Mario Dias, livre docente pela USP atuando nos seguintes temas: contêineres, portos, automação portuária, também participará do debate.
Porto, estuário e sustentabilidade, petróleo, habitação popular, telefonia, edificações e fitoterapia clínica são alguns dos temas de minicursos programados para o COBRIC. Praticamente todas as áreas de conhecimento foram contempladas.
Também fazem parte da programação: sessões orais e apresentações de painéis que abordarão a sustentabilidade no desenvolvimento tecnológico, social, cultural e nos processos de construção da saúde coletiva. Inscrições no local.
O Congresso – Além de estimular a produção científica, o Congresso Brasileiro de Iniciação Científica possibilitará aos estudantes o despertar para as vocações de pesquisa, o exercício da inter e da transdisciplinaridade e a articulação de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Comissão Organizadora – O COBRIC é organizado pelos professores da Unisanta: Brigitte Rieckmann Martins dos Santos, Antonio Salles Penteado, Áureo Emanuel Pasqualeto Figueiredo e Marcos Tadeu Pacheco.
“A realização dos eventos de iniciação científica tem se tornado parte da política de inserção da pesquisa e qualidade acadêmica no âmbito dos cursos de graduação das diversas instituições de Ensino Superior do Brasil”, afirma um dos organizadores do evento, o Prof. Dr. Marcos Tadeu Pacheco.
Programação de Minicursos
8/10, às 8h30
• Introdução à Estatística usando Excel – Prof. Dr. Luis Renato Bastos Lia – Sala M219
• Ginástica Laboral – Prof. Ms. Marco Antonio Ferreira Alves – Sala M437