O professor da Faculdade de Biologia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) Matheus Rotundo que pesquisa baiacus desde 1998, teve seu estudo, em parceria com a pesquisadora e professora de Universidade Estadual Paulista (Unesp), Renata de Britto Mari, publicado neste mês na revista científica da Unesp.

O interesse por estudar esse tipo de peixe é porque em breve o baiacu pode se tornar um indicador de poluição no ambiente, segundo a pesquisa.

A parceria de Rotundo com Renata começou em 2012 com a ideia de juntar o conhecimento sobre sistema reprodutivo, hábitos alimentares e taxonomia com os de anatomia e fisiologia da pesquisadora. Além disso, graças a uma parceria da Unisanta com os pescadores da região, Rotundo consegue com eles os peixes que são usados na pesquisa.

Segundo Rotundo, as pesquisas sobre o trato digestório, que praticamente não existiam, podem revelar diversas informações sobre os baiacus. “Conseguimos visualizar modificações específicas do trato digestório entre as espécies, o que mostra o quanto essa parte da anatomia influi na ecologia desses animais”, declarou na reportagem.