Walber Toma viaja em maio para Chicago, nos EUA, para expor pesquisa sobre efeitos da folha de chapéu-de-sol no tratamento de doenças

O professor dos cursos de Farmácia e Odontologia da Universidade Santa Cecília, Walber Toma, participará da 2ª Conferência e Exposição Internacional de Farmacologia e Etnofarmacologia em Chicago, nos Estados Unidos.

O trabalho que será apresentado já foi publicado em artigo em uma revista internacional. “O trabalho teve início com um projeto de Iniciação Científica de um ex-aluno do curso de Farmácia e culminou na publicação com o título: Terminalia catappa L.: A medicinal plant from the Caribbean pharmacopeia with anti-Helicobacter pylori and antiulcer action in experimental rodent models”, explica o professor.

A Terminalia catappa (planta deste estudo) é o Chapéu-de-Sol. Muitas dessas árvores, plantadas na orla de Santos, tiveram suas folhas coletadas por alunos do curso de Farmácia.

Com base nos estudos feitos, o professor falará sobre novas moléculas farmacologicamente ativas. “Grande parte destas moléculas foram obtidas a partir de produtos naturais. O trabalho que vou apresentar aborda o extrato do chapéu-de-sol como nova proposta para o tratamento de úlcera gástrica por Helicobacter pylori”, resume.

Participando pela primeira vez do congresso, Toma ressalta a importância de eventos como esse: “divulgamos novas moléculas promissoras para o tratamento das mais variadas doenças”.

O congresso será entre os dias 2 e 4 de maio do ano que vem, em Chicago, nos Estados Unidos, onde serão apresentados 15 trabalhos de pesquisadores de diversas  nacionalidades.