Alunos de Engenharia Mecânica criaram modelo de turbina eólica com eixo vertical, que pode gerar energia com menos ventos e têm baixo custo de confecção e manutenção.

Estudar a melhor geometria e montagem de pás para gerar energia eólica com menor incidência de ventos, e a um baixo custo, foi o objetivo da pesquisa de iniciação científica do grupo classificado em segundo lugar no Congresso Brasileiro de Iniciação Científica 2015, promovido pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), em novembro.

“Os modelos de turbina eólica que estamos acostumados a ver são de eixo horizontal, que são grandes, robustos e necessitam de grandes incidências de ventos”, afirmam os estudantes”.

Para a experiência, eles optaram por modelos de eixo vertical, que podem gerar energia com menos ventos e se destacam por terem um baixo custo de confecção e manutenção”. O foco da pesquisa foi estudar a melhor geometria e montagem de pás, para gerador de energia com eixo vertical, denominado Savonius.

Eles criaram um modelo que permite realizar ensaios para obtenção de valores de velocidade do vento, força gerada, rotação do eixo do rotor, entre outros parâmetros que viabilizam os cálculos necessários para a determinação do rendimento e potência mecânica, que é o que gera a energia na prática.

Objetivando um maior rendimento do modelo de rotor Savonius através da geometria e configuração de montagem das pás, foi necessário realizar ensaios experimentais, medições e cálculos teóricos para conhecer e analisar os parâmetros relevantes, como a velocidade do vento e a força gerada pelo movimento das pás e rotação.

“Através dos ensaios, inicialmente pôde-se verificar que a forma de montagem que apresentou maior valor de rendimento entre todas as outras foi a “A”. Porém, ao analisar os valores teóricos, nota-se que a forma de montagem “C” foi a que apresentou maior rendimento em comparação com as outras estudadas”, explicam.

“É importante salientar que, para o nosso estudo, os parâmetros que mais influenciaram nos resultados do rendimento foram o torque gerado pelo movimento das pás, para retirar o rotor do estado de inércia e a rotação, que foram obtidos experimentalmente”.

Os acadêmicos Clodoaldo do Eosário Santos, LKaís Gomes Fernandes, Lucas Alexandre Bueno Mateus, Ricardo Yuti Tota Honda, Victor Nascimento Pereira e Yan Felipe de Oliveira Cavalcante foram orientados pelo professor Carlos Alberto di Amaral Moino.

EOLICO

Os gráficos (abaixo) mostram vantagens na adoção da montagem “C”.

GRAFICO