NEPOMT Unisanta participa de webinar internacional sobre pandemia e cidades portuárias, na segunda-feira (01/06)

121

A Universidade Santa Cecília se faz presente na terceira edição da conferência na web: “Cenários da cidade portuária durante e após a Covid-19”, com a participação do engenheiro e professor Adilson Luiz Gonçalves, representando o Núcleo Avançado de Estudos Portuários, Marítimos e Territoriais da Unisanta (NEPOMT), no qual é pesquisador.

O evento é organizado pela Associação para a Colaboração entre Portos e Cidades (RETE), que é parceira da universidade. E acontece na plataforma Zoom, segunda-feira (01/06), às 11h, sendo necessária a inscrição prévia pelo link

A RETE é uma organização internacional sem fins lucrativos que promove a cooperação entre portos e cidades, por meio do estudo e da investigação das dinâmicas e fenômenos que surgem em suas relações, traçando, assim, planos e estratégias que contribuam para o progresso deste meio.

Nos encontros anteriores, organizados por essa associação, a pauta teve o foco em regiões portuárias localizadas acima do Trópico de Câncer, como a de Savannah (Geórgia, EUA), de Livorno (Itália) e Roterdã (Países Baixos), entre outras. Nesta terceira edição, serão abordadas as cidades portuárias da América Latina e Caribe, e o “gigantesco” Porto de Santos não poderia ficar de fora.

Através do seu Núcleo de Estudos Portuários, Marítimos e Territoriais (NEPOMT), a Universidade Santa Cecília é associada à RETE desde 2013, integrando seu comitê científico, que é responsável pelas publicações “Portus” (revista semestral) e PortusPlus (suplemento anual da anterior, com estudos científicos originais e inéditos), ambas de tiragem internacional, e pelo Projeto “Indutores e Tendências de Mudanças nas Cidades Portuárias”. Além disso, o Núcleo Avançado RETE-NEPOMT-Unisanta já realizou pesquisas elogiáveis sobre temas como transporte hidroviário de cargas e passageiros, acessibilidade ferroviária ao Porto de Santos, terminal de cruzeiros marítimos, entre outras.

E é nesse contexto que, por meio do prestigiado NEPOMT, composto por pesquisadores, docentes e alunos, a Unisanta se vê representada neste encontro internacional pelo pesquisador Adílson Gonçalves, o coordenador da RETE no Brasil, que tratará do quinto e último tema da conferência: justamente o maior complexo portuário da América Latina, o porto santista.

Os interessados em participar dessa conferência devem preencher o formulário disponível no link abaixo para a inscrição. As coordenadas para o ingresso na reunião do Zoom serão disponibilizadas na manhã da data do seminário. O primeiro encontro da RETE já está disponível no Youtube, e o segundo, em breve, também estará.