A coordenadora do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Universidade Santa Cecília (Unisanta), professora Alexandra Sampaio, é uma das autoras do livro Novos Paradigmas, Práticas Sociais e Desafios para a Governança Ambiental, organizado por Pedro Roberto Jacobi, a ser lançado na próxima quarta-feira (28/8), a partir das 18h30, na Livraria Martins Fontes, em São Paulo, pela editora Anablume.
Constam da publicação as conclusões de 20 de dissertações e cinco teses de doutorado na área de Governança Ambiental, aprovadas pela USP no período do segundo semestre de 2010 ao início de 2011. Tema da dissertação de Alexandra: “Avaliação da correlação entre parâmetros de qualidade da água e socioeconômicos no Complexo Estuarino de Santos – São Vicente, através de modelagem numérica ambiental”.
Em seu trabalho, a engenheira analisou o grau de contaminação das águas do sistema estuarino por esgotos domésticos, através da aplicação da modelagem numérica, ferramenta computacional que permite estudar a dispersão e diluição de poluentes pelas marés. Ela se utilizou de um importante indicador biológico de qualidade da água, a Escherichia coli, presente nas águas residuais urbanas de origem doméstica sem tratamento.