Diretor do Instituto de Pesquisas da Marinha visita a Unisanta e ministra aula magna para alunos de mestrado
A Universidade Santa Cecília (Unisanta) recebeu nesta quinta-feira, 25, o contra-almirante Maurillo Euclides Ferreira da Silva, diretor do Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM). Pela manhã, a alta direção, diretores e coordenadores da Unisanta recepcionaram o diretor do IPqM.

Na oportunidade, foram apresentadas diversas pesquisas desenvolvidas pelo corpo docente, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação da Universidade, dentre elas o projeto EcoManage – Sistema Integrado de Gerenciamento Ecológico de Zonas Costeiras, que teve como objetivo a realização de um levantamento minucioso de dados referentes ao Estuário da região e outras duas áreas em outros países, durante três anos de pesquisas, com apoio da União Europeia. .
“É de interesse da Marinha do Brasil conhecer todos esses projetos de pesquisa e desenvolvimento que acontecem em nosso País”, afirmou o contra-almirante.

Após as apresentações, o contra-almirante, acompanhado do capitão tenente Elias Ferreira da Silva, visitou o Campus da Universidade para conhecer de perto os laboratórios, que desenvolvem e servem de suporte técnico para todas as pesquisas apresentadas, e as clínicas de Fisioterapia e Odontologia, que atendem a comunidade da Baixada Santista.

À tarde, ele ministrou a Aula Magna dos Cursos de Mestrado em Ecologia e Engenharia Mecânica da Universidade. Na ocasião, o contra-almirante falou sobre Os Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento realizados pela Marinha.

Ele expôs e comentou vários dos projetos, entre eles o Sistema de Informações sobre o Tráfego Marinho, o desenvolvimento de Vant (Veículo Aéreo Não Tripulado), Análise de Hidrocarbonetos e Estudos Biotecnológicos de substancias bioativas provenientes de organismos marinhos.

De acordo com o contra-almirante, a Marinha sempre procura fazer parcerias para o desenvolvimento de novas tecnologias. Finalizando a aula magna, o professor do mestrado, Roberto Borges, apresentou as atividades e pesquisas em desenvolvimento da Universidade que têm ligação com a Marinha.

“Este é o início de uma aproximação”, declarou a Reitora da Unisanta, Profª. Drª. Sílvia Teixeira Penteado, que destacou o potencial da Instituição, lembrando dos 50 anos do Complexo Educacional Santa Cecília.