Entre os temas a serem abordados estão: Ações e perspectivas multidisciplinares em doenças cardíacas na infância e na adolescência; Atuação do farmacêutico no programa DST-Aids e Prescrição farmacêutica de fitoterápicos.

O curso de Farmácia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) promove, de 29 de agosto a 2 de setembro, o III Simpósio de Integração às Ciências Farmacêuticas. O evento será realizado nos períodos matutino e noturno, no Auditório do Bloco E da Universidade, Rua Cesário Mota, 8 – 4º andar. O simpósio é aberto ao público e para participar basta trazer um quilo de alimento não perecível, exceto sal ou açúcar, que será doado a entidades beneficentes. O evento tem apoio da TEKNA – Farmácia de Manipulação e Pfizer.

Programação: Na segunda-feira (29/8), às 8h30, será realizada a entrega do material e a abertura do simpósio. Das 9h às 10h05, o Prof. Dr. Antonio Augusto Barbosa Lopes ministrará palestra sobre o tema Ações e perspectivas multidisciplinares em doenças cardíacas na infância e na adolescência. Das 10h05 às 10h40 haverá apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A ex-aluna do curso, Dra. Laísa Pinheiro da Silva falará sobre Da Graduação à Pós-Graduação. Como fazer esta ponte?, das 10h40 às 11h45. Na sequência, as apresentações de TCCs continuam até às 12h30.

No período noturno será realizada a palestra Stricto Sensu, a formação acadêmica do docente e pesquisador, a cargo do Dr. Daniel Bristot, das 19h15 às 20h20 e haverá apresentações de TCC, das 20h20 às 22h30.

Terça-feira (30/8), o simpósio terá início com a palestra Pesquisa de artigos científicos, com a bibliotecária da Unisanta, Cibele Fernandes de Oliveira. Das 10h05 às 10h40 haverá apresentação de Trabalho de TCC. A Atuação do farmacêutico na gestão de pessoas será o assunto abordado pela Dra. Elaine Romero do Rozário Oliveira. Até às 12h30 prosseguem as demonstrações de TCCs.

O assédio moral e sexual no ambiente de trabalho será o tema exposto pela Dra. Carla Costa da Silva Mazzeo, das 19h30 às 20h35. Na sequência, as apresentações de TCCs continuam até às 22h30.

No dia 31 de agosto, quarta-feira, a docente do curso da Unisanta, Profa. Ms. Maria Fernanda Barretto Penteado Pedroso debaterá com os participantes sobre Atuação do farmacêutico no programa DST-Aids, das 9h às 10h05. Das 10h05 às 10h40 haverá apresentação de TCC. O coordenador do curso, Prof. Dr. Walber Toma ministrará a palestra Prescrição farmacêutica de fitoterápicos, das 10h40 às 11h45 e à noite, das 19h30 às 20h35. Após as palestras haverá apresentação de TCC, das 11h45 às 12h30 e das 20h35 às 22h30.

Na quinta-feira, dia 1º/9, das 9h às 10h05, a Dra. Márcia Regina Cauchioli falará sobre Adesão ao tratamento farmacológico a portadores de HIV/Aids e, na sequência, será realizada apresentação de TCC, até às 11h15.
À noite, das 19h30 às 20h35, o Prof. Ms. Rubens Moldero Filho discorrerá sobre o tema Hemoglobinopatias, com apresentação de TCC posteriormente, até às 22h30.

Sexta-feira (2/09), a programação tem início às 9 horas, com o assunto O desenvolvimento e a criação de um SER ESPECIAL – a influência medicamentosa, a cargo da Profa. Esp. Rosa Lopes Coelho. Após a palestra ocorre apresentação de TCC, até às 10h40. O Dr. Gustavo Arantes do Nascimento falará sobre O papel do farmacêutico no transporte de produtos salva-vidas, das 10h40 às 11h45. As atividades da manhã terminam com apresentação de TCC, das 11h45 às 12h30.
Finalizando o simpósio, das 19h às 20h35 haverá a palestra Atenção Farmacêutica na Síndrome Plurimetabólica, com a Profa. Dra. Solange Aparecida Petilo de Carvalho Brícola e a Dra. Flávia Castro Ribas de Souza, seguida de apresentação de TCC até às 22h30.