O curso de Ciências Biológicas, com ênfase em Biologia Marinha, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), é o curso que mais formou biólogos no país. Segundo o site Ciências do Mar Brasil, instalado na Fundação Universidade do Rio Grande, com apoio do MEC, CIRM, FURG e PPG-Mar, dos 1.554 biólogos marinhos graduados até 2008, 51,1% desses profissionais são formados pela Unisanta. Ficando à frente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que gradua 21,5% desses profissionais.
O site Ciências do Mar Brasil traz diversas informações sobre os cursos de Biologia Marinha, com destaque para o da Unisanta.
Curso na Unisanta – A Universidade, que criou o terceiro curso de Biologia Marinha do país em 1987, é a única instituição particular do País a participar das principais pesquisas no Brasil e no exterior.
A Unisanta participa do programa Mangue Limpo, com a Dow Brasil, considerado o melhor da América Latina em criatividade, na categoria Responsabilidade Social, pela Dow Mundial. Tornou-se modelo de preservação ambiental e foi uma das responsáveis pela implantação, em Guarujá, do programa Mundial de Educação Ambiental, Embaixador do Meio Ambiente, do pesquisador e oceanógrafo Jean Cousteau.
Os ensaios realizados pelo Laboratório de Ecotoxicologia, receberam o mais alto reconhecimento nacional e internacional: a certificação ISSO 17025, do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro).