Esse foi um dos temas abordados no I Seminário Oceanos Livres de Plásticos, que termina nesta sexta, na Unisanta.  Na oportunidade, o dr.  Fábio Giordano, professor do Mestrado de Ecologia da Universidade, propôs aos presentes uma edição especial com trabalhos das entidades participantes, na revista científica Unisanta BioSciense.

Aqueles esfoliantes usados em cosméticos,  nas pastas de dente e nos sabonetes, entre outros produtos, podem conter vilões: microesferas plásticas perigosas à saúde humana e animal. O tema está sendo objeto de pesquisa de doutorado de Caio Nobre, formado em Biologia e mestre em Ecologia Marinha pela Unisanta.

Essas microesferas plásticas poluidoras caem na rede de esgoto e, sem tratamento adequado, acabam no oceano. A União Europeia está banindo esses produtos esfoliantes, informou Nobre. A mistura deles com fármacos, produtos utilizados na indústria farmacêutica, que também acabam nos esgotos e nos mares, é outro grave problema.

Assim como são potencialmente perigosos outros contaminantes, como o hormônio feminino 17 alfa etinilestradiol, utilizado em anticoncepcionais,  e   o triclosan, comum em sabonetes bactericidas. Esses produtos podem ser absorvidos pelos microplásticos que, ingeridos, afetam a fauna marinha. Há planos de banir também o triclosan dos produtos.

No seu mestrado, Caio Ribeiro analisou os pellets encontrados nas praias e nos mares da Baixada Santista. Na oportunidade, examinou larvas de ouriço e os copépodes, microcrustáceos cultivados no Laboratório de Ecotoxicologia  para experimentos. Exposição direta dos microplásticos nesses seres marinhos  baixou a reprodutividade desses animais em cerca de 25%.

Caio Nobre foi um dos expositores da mesa-redonda realizada nesta quinta-feira (7) à tarde, durante o I Seminário Oceanos Livres de Plásticos, que começou nesta quinta-feira (7/6), na Unisanta.  O enfoque da apresentação de Caio Nobre e do prof. dr. Walter Barrella  foi o avanço das pesquisas sobre o impacto dos plásticos nos mares, com participação da Unifesp, Unifesp, CMA –ICMBio.

Programa

O I Seminário Oceanos Livres de Plásticos foi aberto pela presidente da Unisanta, Lúcia Teixeira, na manhã desta quinta-feira. Participaram da Mesa 1 Magdalena Danoso, da Aliança Global Gaia; Fernanda  Daltro, da  ONU Mares Limposm e  Elisa Menck, do Instituto Oceanográfico da USP.

O Seminário integra o programa da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura de Santos,  Instituto Pólis e Fórum da Cidadania de Santos, com patrocínio da Codesp e apoio da SEMAM – Santos, Instituto de Pesca, Unisanta e Unifesp.

O Seminário Internacional está inserido na Grande Ação – Oceanos Livres de Plásticos, que já envolve cinco continentes.

Dia 8/6, manhã: práticas adotadas

A coleta de resíduos plásticos, práticas e responsabilidades nortearão os debates do último dia do Seminário na Unisanta.

Às 9h, Associação Nacional de Serviços Municipais de Saneamento (ASSEMAE), o Movimento Nacional de Catadores de Recicláveis (MNCR) e  a Aliança Resíduo Zero Brasil debaterão  a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e a Responsabilidade Estendida do Produtor na coleta e tratamento dos recicláveis.

Às 11h30, o Programa  Resíduo Zero,  da Prefeitura de São Francisco/Califórnia (EUA),  será apresentado on-line, durante a exposição sobre Experiências de Resíduo Zero e medidas para a redução de produção de plásticos.

Dia 8/6, à tarde: Break Free  Plastic –  on-line  e Carta Compromisso.

O movimento Break Free Plastic  será lançado às 14 horas,  on-line, dentro do tema Práticas adotadas e soluções em perspectiva para eliminar a poluição nos oceanos. Participação do Instituto  Argonauta,   Gaia e Instituto Ecosurf.

O Seminário terminará com apresentação da Carta de Compromisso Oceanos Livres de Plásticos, a partir das 16h30.