Conservação, Recuperação e Exploração de Ambientes Costeiros e Marinhos: bases científicas para a sustentabilidade é o tema da Aula Magna do novo curso de Mestrado em Ecologia da Universidade Santa Cecília (Unisanta). A palestra será proferida dia 15 de março pelo professor Dr. José Galizia Tundisi, presidente da Associação Instituto Internacional de Ecologia e Gerenciamento Ambiental (IIEGA).

Tundisi é mestre em Oceanografia pela University of  Southampton (Inglaterra)  e  doutor em Ciências Biológicas pela USP. Com 29 livros publicados e dois no prelo, atua como consultor em 40 países no Gerenciamento de Recursos Hídricos. Foi presidente do CNPq – Brasil (1995-1999) e presidente do projeto Institutos do Milênio. Tem 320 trabalhos cientíicos publicados e prêmios no Brasil no exterior.

O tema da Aula Magna faz parte do projeto pedagógico da 1ª  turma do Curso de Mestrado em Ecologia da Unisanta, coordenado pelo professor Augusto Cesar, Doutor em Ciências Biológicas pela Universidad de Murcia e Pós-Doutor em Ecologia de Ecossistemas pela Universidad de Cádiz – Espanha.

O encontro, aberto ao público, será realizado às 14h, no Auditório do Bloco E, R. Cesário Mota, 8 – Boqueirão.

Mestrado O Mestrado em Ecologia e Sistemas Costeiros da Unisanta está com inscrições abertas. Entre seus objetivos está a formação de profissionais qualificados na área de Ecologia e Meio Ambiente, aptos para atuar em atividades de docência e pesquisa científica relacionadas aos ambientes marinhos e costeiros, integrando aspectos ecológicos, físicos, químicos, biológicos, toxicológicos e sócio-ambientais.

Linhas de atuações: Gestão costeira / Biogeoquímica ambiental / Manejo e conservação de recursos pesqueiros / Respostas da vegetação costeira a impactos ambientais / Caracterização e usos da vegetação de ambientes costeiros / Estudos ecotoxicológicos como indicadores de qualidade ambiental / Ecologia humana, etnoecologia e conservação de recursos naturais.

Poderão participar graduados nas áreas Biológicas, Exatas e Humanas interessados em desenvolver trabalhos relacionados às questões socioambientais, buscando a sustentabilidade de atividades antrópicas em áreas costeiras e marinhas. O curso é vespertino (terça-feira e quinta-feira), das 14hàs 17h20.

Além do Mestrado em Ecologia, a Unisanta está com inscrições abertas também para o Mestrado em Engenharia Mecânica, reforçando a tradição de 40 anos de ensino de Engenharia. A criação desses cursos foi recomendada oficialmente pela CAPES/MEC.

Informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3202-7100, ramal 304 ou pelo email strictosensu@unisanta.br. Inscrições: http://www.unisanta.br/mestrados

Descontos especiais para empresas conveniadas, grupo de amigos e ex-alunos da UNISANTA. Financiamento em até 36 meses.