A propósito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, no mês de março, a escritora, pesquisadora de Patrícia Galvão e idealizadora do Projeto Viva Pagu, Lúcia Maria Teixeira Furlani, a convite da Prefeitura de São Bernardo do Campo, irá ministrar a palestra “Mulher – a constância da vida é a mudança”, ilustrada com sons e imagens, na Biblioteca Monteiro Lobato, no dia 22/3, às 19h. Entrada franca.
A palestra tratará sobre os diferentes papéis da mulher na atualidade e terá como cenário a exposição Viva Pagu, de curadoria da pesquisadora Lúcia. A mostra, sucesso de crítica e público, já passou pela Casa das Rosas, em São Paulo, na Universidade Santa Cecília (Unisanta) e no Teatro Municipal Brás Cubas, as duas últimas em Santos (SP).
“Será uma oportunidade para conversar com o público do ABC a respeito de questões de gênero, construções sócio-culturais que variam através da história e se referem aos papéis psicológicos e culturais que a sociedade atribui ao ‘masculino’ e ao ‘feminino’. Teremos como pano de fundo a exposição, com documentos autênticos da vida de Pagu, e da época em que viveu (1910 a 1962), trazendo-os para os dias atuais. A quebra de padrões e estereótipos na área cultural, política e de comportamento da vida de Pagu e de outros homens e mulheres é bem ilustrativa para o tema”, afirma Lúcia.
A exposição Viva Pagu ficará aberta ao público até o dia 24 de abril, com visitação de segunda a sexta, das 8h às 18h30 e sábados, das 8h às 13h30. A Biblioteca Mário de Andrade é localizada na Rua Jurubatuba, n.º 1415, no Centro de São Bernardo do Campo.
Dividida em três atos, a mostra apresenta Pagu em diversas atuações, como escritora, jornalista, militante política e mulher de teatro, destrinchando silêncios e, no mínimo, intrigando seu interlocutor. Em destaque, a realidade brasileira dos anos 1920 aos anos 60, com suas tensões políticas e manifestações culturais.
A exposição é baseada na obra literária homônima, escrita por Lúcia, presidente da Universidade Santa Cecília, do Centro de Estudo Pagu Unisanta e autora de diversos livros, filmes e obras sobre Pagu, produzidos nos últimos 22 anos. Seu último trabalho, o livro “Viva Pagu – Fotobiografia de Patrícia Galvão”, foi escrito com a colaboração de Geraldo Galvão Ferraz e lançado em julho de 2010. O público poderá participar da noite de autógrafos do livro Viva Pagu – Fotobiografia de Patrícia Galvão, co-edição da Editora Imprensa Oficial e Editora Unisanta.
A obra Viva Pagu – O objetivo do livro é recuperar o sentido dos gestos de Patrícia Galvão e da vanguarda do século 20 no Brasil para o público. “A identificação com os sonhos e ideais de Patrícia Galvão nos faz entender sua época e sua história de vida, ligada à luta pela liberação das minorias sociais, pela superação dos preconceitos, pelo espaço de construção da cultura brasileira, elegendo a arte como o caminho capaz de garantir o acesso à brasilidade.”, diz a autora.
O evento é realizado pela Prefeitura de São Bernardo, pela Arte Rumo Produções Artísticas com apoio da Universidade Santa Cecília e do Centro de Estudos Pagu Unisanta, que reúne mais de 3 mil documentos digitalizados. Informações no telefone (13) 3202.7180, no site www.pagu.com.br ou pelo twitter @100anosdepagu.