O Cineclube Lanterna Mágica da Unisanta realiza sua última sessão em 2009 com a exibição do filme francês Entre os Muros da Escola, de Laurent Cantet (2008). O evento acontece dia 2 de dezembro, às 19h, na sala Maurice Legeard de Cinema, bloco E, 5º andar, da Universidade.
Após a exibição, haverá debate com o jornalista e coord. do cineclube Eduardo Ricci e com o diretor de fotografia Durval Moretto. Os temas abordados no debate irão desde a relação entre professor e aluno, imigração, queda do muro de Berlim e o ano da França no Brasil.
Mais informações pelo telefone 3202-7100, ramal 257, ou e-mail ricci@unisanta.br. Com entrada franca.
Sobre o filme
Existe um fosso que separa o professor e os alunos que protagonizam o filme "Entre os Muros da Escola", vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes do ano passado. No microcosmo de uma sala de aula, a expressão "choque de civilizações" poderia ser usada para sintetizar a relação entre eles.
Há uma diferença cultural e social que gera incompreensão e atrito entre ambas as partes, em um retrato do que seria a França contemporânea. Os muros da escola não são os únicos que revelam uma divisão e uma impenetrabilidade entre dois lados. Há também outros muros invisíveis que estão sugeridos no filme.
De um lado desse muro, está François Marin, um professor de francês, vivido por François Bégaudeau, que também é o autor do livro homônimo no qual Entre os Muros da Escola é baseado. De outro, está um grupo de alunos entre 13 e 15 anos composto por negros africanos, asiáticos latino-americanos e franceses.