A Universidade Santa Cecília (Unisanta) abre inscrições para o curso Lato Sensu em Gerontologia Clínica. O curso acontecerá aos sábados, das 8h às 14h, e tem carga horária de 360 horas + 16 horas de Monografia. O inicio será em março de 2010 e o término em outubro de 2011.
A Especialização tem como objetivo formar profissionais para elaborar diagnósticos gerontológicos clínicos, ações gerontológicas de atenção ao idoso no âmbito familiar, social e da comunidade, especializar profissionais de diversas áreas do conhecimento sobre o processo do envelhecimento humano e a velhice, de forma a minimizar o preconceito social e construir um novo paradigma sobre a compreensão do envelhecimento populacional.
Pretende-se formar multiplicadores sobre o conhecimento da Gerontologia Clínica a fim de planejar, elaborar e executar políticas públicas de atenção integral à família e ao idoso e ações de saúde nos níveis de prevenção, conservação e recuperação das capacidades funcionais. O coordenação fica a cargo do Prof. Ms. Daniel Siquieroli Vilas Boas.
Os fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos, enfermeiros, educadores físicos, assistentes sociais, médicos, pedagogos, dentistas e demais profissionais interessados pelo tema fazem parte do público alvo.
Programação: Cognição, Aprendizagem e Memória; Equilíbrio, Postura e Quedas; Corpo, Sexualidade e Envelhecimento; Psicossomatismo e Envelhecimento; Envelhecimento e dependência; Atitudes pró-ativas para Envelhecimento Humano; Doenças Vasculares e Envelhecimento; Oncologia e Envelhecimento; Nutrição e Envelhecimento; Espiritualidade e Tanatologia; Avaliação Multiprofissional em Gerontologia Clínica; Biologia do Envelhecimento e Visão Multidisciplinar em Gerontologia.