Na manhã do dia 24 de novembro (terça-feira), alunos do primeiro ano do curso de Engenharia da Computação apresentarammaquetes que envolvem processos mecânicos, executados através do computador. Os trabalhos foram feitos para a disciplina de Introdução à Computação, ministrada pelo professor Marcelo Bergamaschi.
Os resultados envolveram desde processos mais conhecidos e complexos como o de um guindaste, empilhadeiras e portainer até aqueles mais curiosos e simples como o carro espião, um carrinho sem fio com uma câmera escondida. Todos executados e monitorados através de uma plataforma gráfica computacional.
Para a execução dos projetos os universitários tiveram três meses para realizar as quatro etapas necessárias: montar as estruturas físicas, eletrônicas, mecânicas e virtual.