A equipe juvenil da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, segue nesta quarta-feira (25) para Curitiba (PR), onde a partir de quinta-feira (26) e até domingo (29), encara mais um desafio na temporada de verão. Trata-se do Campeonato Brasileiro de Verão/Troféu Carlos Campos Sobrinho, a ser realizado na piscina do Clube Curitibano. Campeã em 1998, em Recife (PE), a UNISANTA parte em busca do bicampeonato.
A UNISANTA leva ao Sul do País um time de 33 atletas, o maior contingente entre os paulistas, com 18 homens e 15 mulheres, sob o comando do técnico Fábio Massaini, o Binho, que já tem em seu currículo títulos estaduais e brasileiros, tanto no comando da UNISANTA quanto de seleções paulistas.
O Botafogo de Futebol e Regatas, do Rio de Janeiro, terá o maior número de atletas. Serão 40, sendo 20 homens e 20 mulheres. O atual (tetra) campeão Minas Tênis Clube terá 26 atletas, sendo 13 homens e 12 mulheres
Melhor que a quantidade, a UNISANTA santista terá qualidade no Paraná. Qualidade essa traduzida em ponteiros de peso, sobretudo a categoria juvenil I. Matheus Louro Neto, campeão paulista, brasileiro e sul-americano, tem os melhores tempos e o favoritismo para as provas de 100 e 200 metros nado de peito, juvenil I. Como nadador infantil, nas duas últimas temporadas, ele se constituiu no melhor do País entre o peitistas.
Além dele, na categoria, a UNISANTA tem Laura Masulino Garcia, nome cotado para a vitória nos 200 metros nado de costas; Diogo Fassina Dias, entre os favoritos dos 200 e 400 metros nado livre, e Fernanda Carobino, a melhor em termos de tempos de entrada nos 200 e 400 metros medley. Na juvenil II, toda a atenção deve ser dada a Cássio Oliveira Fragoso, que vai brigar pelo título as provas de quatro estilos.
No total serão desenvolvidas 58 provas, divididas em três etapas, com eliminatórias no período da tarde, a partir das 17 horas e finais no dia seguinte pela manhã, a partir das 9 horas.