Imagens pulando para fora da tela não são mais apenas elementos de filmes de ficção científica. Objetos não reais que parecem ser reais através de uma tela de computador. Uma verdadeira revolução na maneira com que o ser humano interage com as máquinas e vice-versa. Isto é a Realidade Aumentada (RA), união entre a Realidade Virtual (RV) e a vida real.
O processo consiste no seguinte: a câmera do computador reconhece códigos impressos e cada código aciona um programa que cria a imagem virtual.
A tecnologia ainda está sendo aperfeiçoada, mas diversas aplicações já foram criadas. Na publicidade, por exemplo, a RA já é utilizada pela indústria automobilística e da construção civil.
Através de um anúncio impresso, espelhado em uma webcam, um programa permite ao consumidor visualizar os recursos que um veículo possui, como o espaço interno, girar e até trocar a cor. Em lançamentos de imóveis, os interessados poderão ver, através de um simples folder, o prédio ampliado, a área de lazer, o tamanho do estacionamento.
Na área da saúde, a tecnologia também pode ser utilizada. Uma clínica de São Paulo já faz tratamentos de varizes com um equipamento de RA, cura sem nenhum corte, o que antes era impossível.
VI Workshop de Realidade Virtual e Aumentada,pela 1ª vez na Baixada Santista
Promover o encontro de pesquisadores e alunos, e a apresentação de aplicações desenvolvidas ou em desenvolvimento de Realidade Virtual e Realidade Aumentada nas mais diversas áreas é o objetivo do VI Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, realizado na Universidade Santa Cecília (Unisanta), de 28 a 30.
O evento permitirá a troca de informações e a difusão de tecnologias para o desenvolvimento, por meio de minicursos e de encontros agendados entre pesquisadores e professores doutores da Unisanta, USP, UFU, UERJ, UNESP, UNIFEI, entre outras. Também serão realizadas sessões técnicas e pôsteres.
O WRVA, nível Qualis B3, é reconhecido e recomendado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Informações e inscrições: www.unisanta.br/wrva
A 6ª edição do Workshop será realizado conjuntamente com a VII Jornada de Atualização Tecnológica (JAT) – www.unisanta.br/jat. A organização é do Prof. Ms. Marcelo Pereira Bergamaschi, coordenador do curso de Ciência da Computação da Universidade Santa Cecília.
Confira a programação:
Dia 28/10
16h – Palestra de Abertura – As Fronteiras de Interface Humano-Computador
Prof. Dr. Alexandre Cardoso – Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Prof. Dr. Cláudio Kirner – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).
Resumo: Apresentará definições relevantes, utilização e algumas dicas e diretivas para desenvolvimento de soluções de Realidade Virtual e Aumentada.
19h – Palestra 1 – Aplicações de Processamento de Imagens, RV e RA para saúde – onde estão as oportunidades para o profissional de Computação?
Profa. Dra. Fátima de Lourdes dos Santos Nunes Marques – Universidade de São Paulo (USP)
Profa. Dra. Rosa Maria Esteves Moreira da Costa – Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).
Resumo: Mostrar o que tem sido feito na área, principalmente em nível nacional, e vislumbrando as carências existentes. Pretende, ainda, apresentar aspectos de implementação e requisitos que devem ser preenchidos para obter o sucesso de uma aplicação, visando a torná-la um produto que pode ser empregado na rotina dos profissionais de saúde.
20h50 – Palestra 2 – Mercado de Trabalho e as novas formas de interação- humano computador
Prof. Ms. Marcelo Pereira Bergamaschi – Universidade Santa Cecília
Resumo: A Interação Humano-Computador busca minimizar ao máximo possível a barreira entre o usuário e o sistema computacional oferecendo interfaces amigáveis, de modo que este possa ser utilizado com o menor esforço e com maior capacidade possível. Investigar quais interfaces estão no mercado e suas aplicações.
Dia 29/10
19h – Minicurso 1 – Desenvolvimento de soluções de Realidade Aumentada para a Internet
Prof. Dr. Alexandre Cardoso – Universidade Federal de Uberlândia.
Prof. PhD. Edgard Afonso Lamounier Junior – Universidade Federal de Uberlândia.
Prof. Esp. Eduardo de Souza Santos – Universidade Federal de Uberlândia.
Resumo: Apresentar tal tecnologia como ferramenta para desenvolvimento de aplicações de RA para web e apresentar alguns conceitos básicos da linguagem AS3 e do desenvolvimento com o FLARToolkit.
Dia 30/10
19h – Minicurso 2 – Introdução a XNA
Prof. Ms. Luiz Fernando Braga Lopes – Universidade Paranaense e Centro Universitário de Maringá (CESUMAR).
Prof. Dr. José Remo Ferreira Brega – Universidade Estadual Paulista (UNESP).
Resumo: Discussão sobre os principais componentes de hardware e software necessários; a diferenciação com relação à Realidade Virtual; os principais benefícios e desafios encontrados em seu desenvolvimento; a descrição de alguns sistemas de Realidade Misturada disponíveis na literatura; e uma introdução às bibliotecas ARToolKit e OSGART.