[Atualização] Previsão de ressaca intensa a partir desta quinta-feira (20/08), informa o NPH-Unisanta

179

Considerando o último boletim enviado na terça-feira (18/08) e os resultados recentes dos modelos numéricos do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta, a previsão de ressaca intensa na região se mantém. Devido à passagem de uma frente fria com ventos intensos na região costeira, hoje o mar começa a ficar agitado, com ondas moderadas podendo ultrapassar 2,0 metros de altura; e durante a sexta-feira e o sábado, a previsão indica ondas entre 1,5m e 3,0m (Figuras 1 e 2).
Com relação ao nível do mar na Baía de Santos, a maré também será elevada e poderá ultrapassar 1,9m na tarde de quinta-feira (20/08) e 2,0m na madrugada de sexta-feira (21/08), com aumento por volta de 60cm em relação à tábua de maré. No interior do estuário, essa elevação será maior e a previsão é que o nível do mar ultrapasse 2,1m na tarde de quinta-feira, com pico de 2,2m na madrugada de sexta-feira (Tabela 1, Figuras 3 e 4).

De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado é de Alerta devido à previsão de maré acima de 2,0m entre hoje e a madrugada de domingo (23/08).
Com relação à meteorologia, de acordo com a previsão da Defesa Civil de Santos, a passagem da frente fria promoverá condições para chuvas volumosas com intensidade moderada a forte. A previsão é de acumulado de precipitação entre 80 e 150mm entre hoje e domingo (23/08).

Se as previsões se mantiverem, há possibilidade de alagamentos devido à maré elevada que podem ser agravados com a ocorrência de chuvas intensas. Também há possibilidade de impactos nas estruturas urbanas costeiras em virtude da conjugação de alta da maré e intensidade das ondas, principalmente nos horários de pico da maré (Tabela 1).

Cabe ressaltar que essas informações são baseadas em previsões de modelos numéricos, podendo sofrer alterações ao longo do tempo. Os pesquisadores do NPH-Unisanta e a Defesa Civil de Santos recomendam o acompanhamento das previsões oceanográficas e meteorológicas nos próximos dias.

Boletim emitido às 9h30 de quinta-feira (20/08/2020). Este é apenas um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário. Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidas pela Marinha do Brasil.

Figura 1. Resultado do modelo de ondas para sexta-feira (21/ago., 19h). A escala de cores representa a altura significativa da onda em metros e as setas indicam a direção de propagação das ondas.
Figura 2. Previsão do modelo de ondas. Altura significativa da onda (m) para a Ilha das Palmas (SWAN v1, em azul e SWAN v2, em verde), dados medidos pelo sensor da Praticagem de São Paulo em preto. Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.
Figura 3. Previsão do modelo hidrodinâmico (linha azul), apresentando o nível do mar (maré) na estação Praticagem, localizada na Ponta da Praia. Dados medidos pelo marégrafo da Praticagem de São Paulo em preto e a previsão da tábua de marés (pontos). Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.
Figura 4. Previsão do modelo hidrodinâmico (linha azul), apresentando o nível do mar (maré) na estação Ilha Barnabé, localizada no interior do estuário. Dados medidos pelo marégrafo da Praticagem de São Paulo em preto e a previsão da tábua de marés (pontos). Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.