Séries que todo aluno do curso de Direito precisa assistir

1173

Séries que focam no sistema judiciário, falam sobre a vida de advogados, investigam casos antigos, e até famosos, sempre prendem a atenção do telespectador e são queridinhas do público.

Se você quer cursar Direito, ou já está cursando, com certeza tem interesse por este estilo de séries e até já fez maratona de alguma. Neste post, listamos 5 séries que abordam esses temas!

How to Get Away with Murder

Imagem: Google

Um clássico entre as séries sobre Direito, How to Get Away with Murder, lançada em 2014 e produzida pela criadora de Grey’s Anatomy (famosa nas séries sobre Medicina!), mostra o escritório da professora Annalise Keating, interpretada por Viola Davis, que ministra aulas de Direito Penal na Universidade de Middleton, na Filadélfia, e orienta os alunos de Direito: Laurel, Michaela, Connor, Asher e Wes.

Logo, professora e os calouros se envolvem numa trama de assassinatos que muda o rumo de suas vidas. A cada episódio, Annalise ensina como dar reviravoltas em casos que pareciam estar perdidos, por exemplo, como tornar possível que um cliente acusado de assassinato não seja incriminado.

Making a Murderer

Imagem: Google

A série documental da Netflix, lançada em 2015, conta uma história verídica. Steven Avery, um norte-americano, passou 18 anos preso por cometer um crime contra uma mulher até que ele consegue realizar um exame de DNA que comprova sua inocência.

Depois de ser solto, trabalhando no ferro-velho da família e prestes a ser indenizado financeiramente pelo estado devido ao engano, Steven é acusado novamente e investigado pela morte da fotógrafa e jornalista Teresa Halbach.

Com o documentário, é possível entender um pouco de como funciona o sistema judiciário dos Estados Unidos e as contradições do caso. Além disso, o engajamento dos telespectadores com a história foi tão grande que 300 mil pessoas enviaram um abaixo-assinado à Casa Branca pedindo o perdão de Steven Avery!

American Crime Story

Imagem: Google

A série de televisão, produzida por Ryan Murphy (conhecido por seus trabalhos em Glee e American Horror Story), apresenta um caso real e famoso mundialmente em cada temporada.

A primeira temporada, subtitulada “O Povo Contra O.J. Simpson”, apresenta o julgamento do ex-jogador de futebol americano acusado de assassinato. Já a segunda temporada, “O Assassinato de Gianni Versace”, retrata o assassinado do estilista italiano Gianni Versace pelo serial killer Andrew Cunanan.  Durante os episódios, a série possibilita que o telespectador observe as ações e estratégias dos advogados de ambos os lados, o da defesa e o da acusação.

The Good Wife

Imagem: Google

Após anos como dona de casa, a advogada Alicia Florrick passa por uma humilhação pública e precisa retornar à vida profissional quando seu marido, Procurador-Geral do Estado, é preso por estar envolvido em um escândalo sexual e caso de corrupção.

Além disso, Alicia também precisa sustentar seus dois filhos adolescentes e passa a trabalhar no escritório de Will Gardner, seu ex-colega de faculdade.

Com sete temporadas, lançada em 2009, a série aborda como a mulher é vista e tratada no ambiente dos escritórios de advocacia.

Law and Order – Special Victims Unit (SVU)

Imagem: Google

A série mais antiga desta lista estreou em 1999 e tem mais de 400 episódios!

A “Special Victims Unit” (Unidade de Vítimas Especiais) é o primeiro spin-off da famosa Law & Order e mostra os detetives Elliot Stabler e Olivia Benson da equipe especial de elite do Departamento de Polícia de NY. Durante a série, eles investigam casos de assassinatos de crimes violentos, baseados em situações reais em Nova York, ocorridos na cidade.

Com 20 temporadas, a série é uma boa indicação para quem quiser entender como funcionam as investigações de casos complexos no sistema norte-americano.