Mais um equipamento produzido dentro do Laboratório de Operações Unitárias da Universidade Santa Cecília (Unisanta) segue a tradição, iniciada em 2000, de ser procurado, analisado e enviado para instituições públicas, visando ao aprimoramento de pesquisas e ensino extensão. Trata-se da Coluna para Destilação com Recheio, que será encaminhada para a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

O equipamento pode ser utilizado para a produção de gasolina, nafta (usado no desenvolvimento do plástico), cosméticos e produtos farmacêuticos. Segundo o professor da Unisanta e coordenador pelo Laboratório, Deovaldo de Moraes Júnior, responsável pelo projeto, foram mais de doze meses para o projeto, aquisição de materiais, ensaios, otimização emontagem do roteiro de cálculo do equipamento. A unidade é empregada para pesquisas e aulas do curso de graduação em Engenharia Química.

O aparelho promove a separação de líquidos de diferentes pontos de ebulição (temperatura na qual a substância passa para seu estado de gás). O recheio, que colabora com o processo, é composto por pequenos tubos de vidro, podendo o material, no entanto, variar.

Escolha – Deovaldo contou que a procura dos cariocas veio após recomendações de outras instituições já abastecidas com equipamentos desenvolvidos no campus da Unisanta. “Professores das Universidades como as federais de Minas Gerais e do Paraná elogiaram a versatilidade dos nossos equipamentos e o treinamento oferecido para os docentes da UFRRJ, que nosprocuraram”.

“Isso demonstra que aqui há um trabalho sério de todas as partes, tanto da alta direção, dos coordenadores, dos professores, como dos alunos e dos técnicos que aqui atuam. Montamos as unidades sempre contemplando o compromisso ambiental, social e econômico”, completou o coordenador do Laboratório.