Alunos da UNISANTA de Engenharia Química que estagiam na multinacional Clariant despertaram o interesse do engenheiro e diretor do setor Production & Technology na América Latina da empresa, Manfred Schwarz, que visitou a universidade e conheceu o Laboratório de Operações Unitárias.
Segundo Schwarz, após conhecer o laboratório na última quinta-feira, dia 25, foi possível compreender a qualidade dos estagiários: “Com um laboratório amplo e altamente equipado como esse, o retorno só poderia ser na qualidade do profissional. O aluno que tem a possibilidade de colocar na prática tudo o que se ensina em sala de aula terá sempre um diferencial”.
A visita aumentou o interesse da empresa em desenvolver uma parceira com a universidade. “Já tive o conhecimento dos processos de aprendizagem em laboratórios das melhores universidades públicas e privados do Brasil e nenhuma delas tem um laboratório como o da UNISANTA”, garante o diretor.
O pesquisador Antonio Pedro Oliveira, do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento, destacou a importância dos recursos utilizados no laboratório: “A possibilidade de os alunos aprenderem com equipamentos como: aparelhos de flotação de minérios, instrumentação — que não se encontra em qualquer lugar — e o spray dryer, que serve para a secagem de materiais, é poder colocar na prática tudo o que eles estudaram na teoria”.
Participaram do encontro o gerente do setor Animas Graxas, César Augusto Gomes e o coordenador do Curso de Engenharia Química, Luís Renato Lia.
A empresa Clariant fornece matérias-primas para os produtos finais ou insumos para os processos industriais de seus clientes.