De 30 de março a 2 de abril, alunos da Faculdade de Engenharia Industrial Mecânica da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) participarão da 12ª Competição SAE Brasil/Petrobras de Mini Baja, a ser realizada na pista do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (EPCA).

A equipe Katrina/Furacão do Litoral, composta pelos estudantes Alexandre Rezende (capitão) e Pedro Pellegrino, ambos do 3º ciclo; Diogo Rocha, do 8º ciclo e Rafael Vicentainer, do 5º ciclo; representará a UNISANTA. O evento reunirá 72 equipes com alunos de Engenharia de todo o País.

Competição – Esta é a terceira vez que a UNISANTA participa do evento. O objetivo da competição é desenvolver o projeto e a construção do mini baja, veículo motorizado de pequeno porte, adaptado para trafegar em terrenos acidentados.

A equipe deve obedecer a algumas regras. Todos os carros devem correr com o mesmo motor da Brigg&Stratton, Intek10, com 10 HP de potência, além de seguir as normas de segurança da competição americana, em relação a partes como bancos, pescoceiras e afins.

O evento é dividido em etapas. Na primeira, os participantes devem apresentar relatórios com detalhes sobre os seus exemplares. Posteriormente, os veículos são submetidos a rigorosos testes que medirão a capacidade da suspensão e resistência da estrutura (gaiola).

Para o estudante Pedro Pellegrino atividades como esta são muito importantes para a vida acadêmica. “Passamos por todas as etapas de um projeto, como criar algo do zero, rabiscar, testar e modelar. Corremos atrás de ferramentas que estamos aprendendo ou ainda vamos aprender, como cálculos de resistência dos materiais, física vibratória, entre outras coisas que só desenvolvemos na prática”, afirma.

Patrocínio – O grupo está na fase de fechamento de relatórios e início da construção do veículo. De acordo com os estudantes, o desenvolvimento do baja envolve gastos, motivo pelo qual estão buscando ajuda de empresas interessadas em possíveis patrocínios.

“Precisamos tanto de materiais para a construção como de dinheiro, pois além das despesas com a montagem do carro também teremos que gastar com a viagem, alimentação e outros”, afirma Pellegrino.

As empresas interessadas poderão obter outras informações no site http:://minibajaunisanta.v10.com.br, pelos e-mails: alexcian2@terra.com.br e pppellegrino@gmail.com ou ainda pelo telefone 9147-1700.