Vencedor de duas da três primeiras etapas, Luiz Lima, experiente nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), é o grande ausente na quarta e última etapa do Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos Renata Câmara Agondi, a maior competição em águas abertas do Brasil,. marcada para o próximo dia 26, a partir das 9 horas. Na mesma data, ele estará representando o Brasil na Copa do Mundo de Natação, na Rússia. “Lamento estar fora da disputa do desafio dos 20 KM, mas vou estar torcendo para que um dos meus companheiros de equipe seja o vencedor”.

Luiz Lima, que viaja neste sábado (21) para Moscou participa nesta sexta-feira (19), a partir das 9 horas, dos 10 KM de Copacabana, prova a ser disputada no mesmo percurso adotado para a prova de águas abertas dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, no próximo ano. “Acredito que será um grande teste, principalmente porque a minha intenção é a de figurar entre os representantes brasileiros no Pan Rio 2007”, destacou Luiz, apontado como um dos grandes destaques da natação de águas abertas no Brasil em 2005, quando conquistou o tetracampeonato da Tradicional Travessia dos Fortes, entre o Leme e Copacabana.
Quanto à quarta e última etapa da Travessia Renata Agondi,

Luiz Lima, vitorioso nas etapas das quais participou (a primeira, de 3,6 KM e a terceira de 10KM), tem algumas dicas para quem deseja se dar bem neste derradeiro desafio.
“Como se trata de uma prova longa, acredito que o nadador deva confiar bastante no barqueiro que o acompanhará, já que suas informações e procedimento serão vitais para o seu desempenho. Ainda dentro deste raciocínio, será preciso que o atleta evite nadar olhando para frente, reduzindo seu ângulo de visão ao barco e ao barqueiro, mantendo uma respiração lateral idêntica à adotada nas piscinas”, destaca Luiz.

Outro detalhe que deve merecer toda a atenção do nadador em uma prova de 20 KM é o cuidado com a alimentação e hidratação. “O desgaste vai se acentuando rapidamente. De maneira que é vital manter-se bem alimentado, ingerindo boa dose de carboidratos, além de hidratar-se com regularidade”.
Luiz, que acredita realizar na Rússia sua última competição internacional em piscina, diz que para se dar bem em uma prova tão dura como os 20 KM da quarta e última etapa do Projeto Renata Agondi, o atleta precisa, antes de qualquer coisa, manter o ritmo. “Não adiante forçar uma situação. É preciso nadador dentro do que se está habituado a fazer, adotando uma estratégia já conhecida. Experiência nem sempre nos são satisfatórias. Como se diz; é melhor fazer o feijão com o arroz”.

A explicação para o fato de realizar na Copa do Mundo de Moscou sua derradeira participação internacional em piscina reside no fato de Luiz Lima pretender adotar as provas de águas abertas como prioridade. “Quero representar o Brasil no Pan e, possivelmente nos Jogos de Pequim”, admite.

Criado com a finalidade de homenagear uma das mais notáveis nadadoras de águas abertas do mundo, Renata Agondi, o Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos/Renata Câmara Agondi é uma realização Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com organização da Presença. Patrocínio – Banco Itaú, Life Fitness, Prefeitura Municipal de Praia Grande e Engeplus. Apoio – Sistema A Tribuna de Comunicação, Governo do Estado de São Paulo (Secretaria de Estado da Juventude e Esportes), Prefeitura Municipal de Santos (Semes e CET), Capitania dos Portos de São Paulo, 17o. Grupamento de Bombeiros, Parque Marinho Laje de Santos, Bandeirante Emergências Médica (BEM), Energil Bebidas Energéticas e Estrada Transportes, 2o. Batalhão de Infantaria Leve e 2o. Grupo de Artilharia Antiaérea (2o. GAAAe)