Os alunos do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Santa Cecília (Unisanta) apresentarão, nos dias 6 e 13 de novembro, seus respectivos projetos no XIII Seminário de Controle Térmico de Ambientes – Tecnologias de Ar Condicionado e Impactos Socioambientais.

As atividades terão início no dia 6 de novembro (quinta-feira), quando, às 19h15, os alunos participam da palestra de abertura do evento com Matthew Chmielewski, engenheiro mecânico graduado no Trane Graduate Training Program e Líder de Aplicação e Apoio a Projetistas, que mostrará novidades para o setor HVAC (Heating, Ventilating and Air Conditioning).

Logo em seguida, às 20h, começarão as exposições. O primeiro projeto a ser apresentado é o de “Telhados Verdes”, e será ministrado pelos alunos Jader Vinícius Fanhani, Lucas da Silva Lourenço, Lucas Fernandes Alves Ferreira e Thaís Mato Seballos. Às 20h25, o tema será “Utilização de Energia Solar em Sistemas de Ar Condicionado”, a ser comandado por Edvan Lima da Silva, Gabriel Custódio Correia e Kerginaldo Victor da Silva Filho

Já às 20h50, o tema será “Projetos de Câmaras Frigoríficas – Uma análise de Impactos Socioambientais”, e terá como apresentadores Bruno Machado dos Santos, Lucas Rezende, Thiago Cateb Borges e Tomas Carvalho Reol.

Às 21h15, haverá abordagem sobre “Análise Socioambiental da Utilização de Ar Condicionado Automotivo”, com Bonner Figueiroa Loiola, Bruno Alexandre Lopes, Guilherme Cunha Franco e Rodrigo Pece Pereira, e por último, às 21h40, o assunto será “Conforto Térmico e Rendimento Ocupacional”, com os alunos Abner Siqueira de Souza, Cassio Cafasso da Costa, Daniel Juliano T. Andrade e David Michel B. Azevedo.

A maratona de apresentações continuará na próxima quinta-feira (13/11), na sala 735. Às 19h20, o primeiro tema do dia será a “Utilização Simultânea de Calor e Frio Gerados com Pastilhas Peltier”, com o aluno Helcio Tadeu da Silva Filho. Posteriormente, às 19h50, o tema será “Fluidos Refrigerantes”, com João Victor Birinelli e Marcelo Campos de Freitas. Às 20h20, “Climatizadores Evaporativos”, pelos estudantes Felipe Alves Aranha e Lucas Alves e Rafael Correia Marques.

Às 20h50, apresentam o tema “Avaliação dos Sistemas de Condensação” os alunos Felipe dos Santos Araujo, Marcelo da Silva Santos, Marcos Cezar de Oliveira e Wagner Costa Cavalcanti. A seguir, às 21h20, o tema é “Tipos de Compressores para HVAC”, com Adler Fávaro Nunes de Oliveira, Ancarlisson dos Santos Araujo, Celso Servilha, Diego Salgado e Thomas Freire.

Fechando o ciclo de apresentações, o último tema do dia será “Adequação de Ambientes para Minimizar Impactos Ambientais na Utilização de HVAC”, com os apresentadores Christian David Santos Ribeiro, Eduardo de Freitas Mota, Gabriel Dias Costa Ribeiro e Ricardo Albrecht Figueiredo.