Na última terça-feira, dia 25, os alunos do 9.º semestre de Engenharia de Produção da Universidade Santa Cecília (Unisanta) entregaram uma maquete detalhada do processo de fabricação da cerveja da Everbrew, cervejaria renomada de Santos. O trabalho, que faz parte da disciplina Projeto de Produtos de Fábrica, foi supervisionado pelo professor Rafael Pedrosa e contou com o patrocínio da própria Everbrew, que também enviou um representante para prestigiar a apresentação.

A aluna Sheila Silva compartilhou o processo de escolha da Everbrew como tema do projeto. “A sugestão sobre a cervejaria Everbrew veio através do professor. Ele sugeriu que a gente fizesse algo que tivesse sido criado aqui em Santos, e a Everbrew é uma marca grande aqui na cidade de Santos, e por isso optamos por ela”, explicou Sheila. Segundo ela, os alunos dividiram-se em grupos focados no layout, montagem, tanques e envase, todos baseados em visitas técnicas à fábrica.

O professor Rafael Pedrosa destacou a importância do projeto dentro do contexto da disciplina. “Nós desenvolvemos todos os conceitos teóricos ao longo do semestre. Buscamos formas de gerar conexão entre os conteúdos teóricos, o mercado de trabalho e empresas que pudessem integrar os alunos à realidade profissional. A cerveja foi o produto escolhido para ser trabalhado, e encontramos uma cervejaria santista que criou todo um processo de sinergia com os nossos alunos”, afirmou Pedrosa. Ele enfatizou ainda que, além do conhecimento técnico, os alunos puderam desenvolver habilidades interpessoais e trabalho em equipe, aspectos fundamentais para o mercado de trabalho.

A apresentação contou com a presença de Heitor, representante da área comercial da Everbrew. “A Everbrew é uma cervejaria santista, tem o DNA Santista – DNA 013. Ficamos muito felizes com o convite da Unisanta, em fazer parte desse projeto. Muitos não conhecem a Everbrew, não sabem da sua localização. Estamos inseridos dentro do mercado municipal de Santos, que é uma área histórica da cidade. Trazer esse projeto para dentro de uma universidade privada é muito importante para a empresa”, disse Heitor, ressaltando a importância da parceria.

O professor Carlos Alberto Amaral Moino, coordenador de Engenharia de Produção da Unisanta, destacou a relevância prática da atividade. “Este tipo de projeto força o aluno a sair um pouco da sala de aula, pensar no processo de fabricação, no processo industrial e, principalmente, entregar um resultado. Foi solicitado que fosse feita uma maquete que explicasse o processo. Ele passa uma parte do tempo recebendo as informações teóricas e depois realiza um trabalho prático, o que é essencial para um engenheiro que também saiba colocar a mão na massa”, comentou.