Alunos da Unisanta participam de programa da American Institute of Chemical Engineers (AIChE)

986
Prof. Victor Rosa, os alunos Luciano Mazzucca da Gama e Thiago Pongelupe Ribeiro e o prof. Daniel Siquieroli

O projeto de alunos de Engenharia Química da Universidade Santa Cecília (Unisanta) foi aprovado para participar do Capítulo Estudantil associado a  AIChE – American Institute of Chemical Engineers, organização líder mundial para profissionais de Engenharia Química.

 

Mas, afinal, o que são capítulos estudantis? A finalidade dos capítulos estudantis é proporcionar oportunidades de formação complementar aos alunos, de contatos com empresas e universidades e de desenvolvimento pessoal durante e depois da graduação. Com mais de 300 Capítulos de estudantes da AIChE, em mais de 40 países, o programa oferece uma rara oportunidade de preparar os membros para uma indústria global.

No Brasil, até o ano de 2018, havia 9 capítulos da AIChE aprovados, sendo que 8 deles são localizados em universidades públicas, e apenas um  em uma instituição de ensino privada. A Unisanta, por fazer parte do seleto grupo de instituições de excelência do Brasil (correspondente a 10% de todas as universidades no país), e também, devido ao seu grande incentivo na área social, ambiental, pesquisa e desenvolvimento, foi contemplada em 2019 com a aprovação para a criação da AIChE -Santos, sendo a única Universidade a ter essa parceria no Estado de São Paulo.

A ideia de se associar a  AIChE foi de um estudante do 5º semestre de Engenharia Química da Unisanta, Thiago Pongelupe Ribeiro. “Quando entrei na universidade, já queria fazer alguma atividade extracurricular. Comecei como estagiário do Laboratório de Operações Unitárias da Universidade, mas resolvi procurar outras opções”.

Foi nessa busca que Thiago conheceu a AIChE. “Logo de cara, me interessei e comecei a resolver as questões burocráticas, desenvolver o regimento, encontrar alunos interessados e mostrar para os professores/coordenação a vantagem desta parceria. Durante um ano, fizemos toda a parte burocrática, até o dia da aprovação do projeto, que ocorreu no final de janeiro deste ano”.

Thiago, que agora é o presidente do Capítulo Estudantil – AIChE Santos, conta que atualmente participam das atividades 13 alunos de Engenharia Química, um de Engenharia Mecânica e um de Publicidade e Propaganda, todos da Unisanta. A coordenação fica a cargo do professor Vitor da Silva Rosa (professor do curso de Engenharia Química e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica – PPGeMEc) e Luis Renato Bastos Lia (professor e coordenador do curso de Engenharia Química). A ideia do grupo é abrir as atividades para alunos de todos os cursos.

O organograma de trabalho dos alunos é dividido em cinco frentes, cada uma dirigida por um gerente (aluno). São elas: Atividade Social, Projetos, Pesquisa (Iniciação Científica), Atividades Internas e Marketing.

Atividade Social – No setor de Atividade Social, Thiago explica que um dos projetos é fundar um núcleo do Engenheiro sem Fronteiras. “Durante um semestre, iremos desenvolver um projeto sustentável e com aplicação de engenharia em alguma comunidade da Região, como a construção de fossas sépticas em locais carentes.”

Eles também desenvolvem o K12, que tem como objetivo aumentar o interesse, a conscientização e o entusiasmo pela  ciência e pela engenharia em alunos do ensino fundamental e médio. “Vamos às escolas para fazer experimentos relacionados com a química e aguçar a curiosidade das crianças/jovens para esta área”. Além desses projetos, o Capítulo faz algumas outras ações sociais “menores” como: visitar creches, asilos, além de conseguir doação de alimentos e vestuários e  realizar mutirões, dentre outros.

Projetos – Outra frente de trabalho é a de Projetos. Nesse setor, o grupo oferece algum serviço para as indústrias com o objetivo de solucionar ou amenizar algum problema industrial, similar a uma Empresa Júnior. “Atualmente,  nós temos parceria com a Olin Corporation, fabricante de diversos produtos químicos e uma das principais fabricantes de munição dos EUA. Os produtos químicos produzidos incluem compostos orgânicos e epóxis” conta o professor Vitor da Silva Rosa.

Ainda dentro deste item, o grupo também tem como meta participar da Chem-E-Car, competição que envolve estudantes universitários na concepção e construção de um carro alimentado por uma fonte de energia química. “Vamos nos inscrever para tentar participar desta competição mundial. Primeiro vai acontecer uma seletiva nacional, e quem vencer compete nos EUA, em um congresso mundial da área”, afirma Thiago, entusiasmado.

Iniciação Científica – O incentivo ao desenvolvimento de pesquisas de iniciação científica também é um dos objetivos dos estudantes e mais um setor do Capítulo Estudantil. “As iniciações científicas são realizadas no setor de Pesquisa, em parcerias com o Laboratório de Operações Unitárias, Laboratórios de Química, Laboratórios de Biologia, Laboratórios de Informática e no InovFabLab, todas localizados no Campus da Unisanta. Muitas pesquisas já estão em andamento, como os projetos de análise de tratamento de água, visando identificar a melhor forma de ampliar e melhorar o tratamento da água na época na alta temporada, aqui na Baixada Santista”,  afirma Luciano Mazzucca da Gama, aluno do 4º semestre de Engenharia Química e vice-presidente externo do Capítulo AIChE Santos. Cada membro do grupo terá uma linha de pesquisa para gerenciar.

Atividade Internas – O quarto setor é o de Atividades internas. Nesse setor,  os membros buscam visitas técnicas, palestras e cursos fornecidos pela AIChE com as empresas parceiras no Brasil e no Mundo, promovendo mesas redondas, organizando eventos, entre outros. Outra ideia é implementar o Aluno Monitor. Neste projeto,  um aluno com um rendimento elevado em uma disciplina ajudaria os demais colegas de classe com revisões.

Marketing – O quinto e último setor é o de marketing. Nesse setor, o gerente dessa área será responsável pela divulgação da AIChE – Santos nas redes sociais como facebook, instagram, twiter e linkedin.

Universidade irmã – Uma das obrigações do Capitulo Estudantil é formalizar uma parceria com uma universidade estrangeira também associada. O objetivo é conectar os Capítulos Estudantis globalmente, bem como facilitar o desenvolvimento profissional de seus alunos, aprendendo a trabalhar com estudantes de engenharia química de diferentes origens culturais e geográficas. “Estamos em contato com algumas universidades americanas para atuarmos como universidade irmã. Essa parceria,  com certeza, abrirá portas para futuros intercâmbios e trocas de conhecimentos”, concluiu o professor Daniel Siquieroli Vilas Boas, Coordenador de Internacionalização da Universidade Santa Cecília.

Como participar? A admissão de membros para a AIChE Santos ocorre por entrevista com o presidente, Thiago Pongelupe Ribeiro. Qualquer aluno devidamente matriculado em qualquer curso de graduação da Unisanta pode participar como membro do capítulo estudantil. As reuniões mensais, geralmente realizadas no período da tarde, são organizadas pela presidência e vice-presidência do capítulo e divulgadas por e-mail e redes sociais aos membros.

Facebook: https://www.facebook.com/aichesantos ou pelo Instagram: @AIChESantos