Segundo a dissertação, não foi encontrado o vírus da raiva nos locais examinados

Henrique Rocha Souza, do curso de Mestrado em Ecologia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), apresentou na tarde desta sexta-feira (12/4) sua dissertação com o título “Estrutura de comunidade de morcegos (chiroptera: mammalia) em um parque urbano na cidade de São Vicente: presença do vírus rábico e descrição hematológica”. O evento aconteceu no Consistório da Unisanta. Fizeram parte da banca a Profª. Dra. Helen Sadauskas Henrique; o Prof. Dr. Wilson Uieda da UNESP de Botucatu (SP) e a Profª Dra. Juliana Plácido Guimarães.

A pesquisa demonstrou que,  na área estudada,  “há aproximadamente 8,9% das espécies registradas para o Estado de São Paulo. A família Phyllostomidae foi a mais abundante, correspondendo a 98% e a Família Vespertilionidae foi a menos expressiva. A espécie mais abundante foi a A. lituratus a menos abundante foi a P. lineatus” .

Rocha Souza destacou dois achados relevantes: a observação de morcegos hematófagos da Subfamília Desmodontinae em uma área densamente povoada; e a presença de uma espécie que se encontra classificada no Estado de São Paulo como quase ameaçada de extinção, a S. tildae.

De acordo com a dissertação,  “não foi constatada a presença do vírus rábico (Lyssavirus). Em relação à descrição hematológica,  destaca-se a disponibilização dos parâmetros hematológicos completos para as espécies S. lilium, P. leneatus e G. soricina. Enquanto que para análises bioquímicas,  foi possível traçar o perfil bioquímico para 5 indivíduos da espécie A. lituratus”.

Biografia da banca

A profª dra. Helen Sadauskas Henrique tem pós-doutorado através de um convênio internacional entre o INPA e a University of British Columbia – UBC (Vancouver-Canadá). Atualmente é professora permanente da Universidade Santa Cecília, onde orienta trabalhos científicos dentro do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade de Ecossistemas Costeiros e Marinhos (PPG-ECOMAR).

É mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2009) e graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Araraquara (2005). Doutora em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA (2014), com estágio doutoral realizado na Curtin University (Perth-Western Australia).

O prof. Dr. Wilson Uieda tem doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, pós-doutorado em Ecologia pela Universidade de Cornell, Ithaca, NY e  mestrado em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (2003-2004). Trabalhou com saúde indígena na Fundação nacional de Saúde, Brasília, DF (2005-2007). Atualmente é professor assistente doutor do Departamento de Zoologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus Botucatu.

A profª dra. Juliana Guimarães  é pós-doutoranda pela FMVZ-USP e pesquisadora convidada do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá – IDSM e da Fundação Mamíferos Aquáticos – FMA.. Possui graduação em Medicina Veterinária (2003), com mestrado (2006) e doutorado (2009) em Ciências com área de concentração em Anatomia Comparada pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo.