O projeto poderá ser aplicado em outras hortas comunitárias

Desenvolver um sistema de irrigação automatizado, robusto e de baixo custo para utilização em hortas comunitárias instaladas em áreas urbanas foi o objetivo do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Engenharia Elétrica da Universidade Santa Cecília, desenvolvido pelos alunos Felipe Mielle, Kaue Santos Almeida, Ricardo Biangaman e Tainá Mara da Costa e Silva.

O TCC, denominado “Desenvolvimento de Sistema Sustentável de Irrigação para Hortas Comunitárias”, teve como local de teste a Horta Comunitária Bons Frutos, localizada na Rua Cel. Feliciano Narciso Bicudo, 434, no bairro São Manoel, em Santos. A orientação do trabalho foi do professor Alexandre Shozo.

Os universitários ressaltam que a metodologia utilizada possibilitará uma melhora na eficiência do processo de irrigação, que passará a ser automatizado, além de o projeto usar a água proveniente das chuvas. Outra vantagem é que o sistema desenvolvido pelos universitários poderá ser aplicado em outras hortas com características semelhantes à existente no bairro São Manoel.

Desenvolvimento do Sistema de Irrigação

O projeto foi realizado em diversas fases. A primeira foi a adaptação do sistema existente para possibilitar a utilização da água de chuva, de forma automática, no processo de irrigação.

Também foi desenvolvido e implantado o painel de controle do sistema de automação, que controla o ciclo de irrigação, o que melhorou a efetividade do processo.

O orientador destaca que, outra parte relevante do projeto foi a instalação do sistema de irrigação por gotejamento, que reduz drasticamente o consumo de água e, consequentemente, os custos da horta.

“Esse trabalho tem um papel ecológico e social muito importante, pois contribui com o desenvolvimento da agricultura em áreas urbanas, criando áreas verdes. E os benefícios são muitos, como a produção de alimentos aos consumidores de baixa renda, utilização de resíduos orgânicos como adubo, contato dos habitantes com a natureza, evita a proliferação de insetos e roedores, entre outras vantagens”, afirma o professor Shozo.