Nos dias 10 e 17/05, os alunos do curso de Engenharia Civil da Universidade Santa Cecília (Unisanta) realizaram visita técnica à obra do VLT Baixada Santista, acompanhados pelo professor arquiteto Paulo Andrade e pelo engenheiro Andrison S. Ribeiro, responsável técnico pela fiscalização. A visita fez parte da disciplina de Execução de OIbras e Segurança do Trabalho.

Foi apresentado para os alunos um vídeo de todas as etapas da obra. Depois os estudantes conheceram cada trecho da construção, que começou pela estação dos Barreiros, viaduto Emmerick, estação Emmerick, e estação Nossa Senhora das Graças.

O VLT está na primeira fase, contando com trecho de 11,3 quilômetros de extensão ligando as cidades de São Vicente a Santos, tendo como pontos de início e fim a estação dos Barreiros e a estação Conselheiro Nébias. Durante a atividade, os alunos passaram por algumas estações, como a de Nossa Senhora Das Graças, onde se pode ver a estrutura da plataforma já executada, a cobertura feita e o piso já colocado – assim como os trilhos já no lugar.

Do ponto de vista da execução da obra chamou a atenção a terraplenagem. Em determinados trechos houve um cuidado completamente diferente em relação ao projeto. Em alguns locais estava prevista uma caixa de aterro para a pavimentação com 70 centímetros de profundidade, onde inicialmente a equipe encarregada trocaria o solo por bica corrida. Porém foi necessário fazer caixas de até cinco metros de profundidade com a troca do solo, e o rebaixamento do lençol freático.

Nilene Janini, coordenadora do curso de Engenharia Civil, achou a visita técnica uma oportunidade bastante proveitosa, pois foge um pouco dos tipos de obra de edificações. Foi uma boa oportunidade para extinguir algumas dúvidas referentes à execução e o acompanhamento de uma grande obra”.

Ao final da atividade os alunos prepararam um relatório, como se fosse um diário da obra, resumindo os acontecimentos e aspectos mais importantes, explicaram os professores Orlando Damin e Paulo Andrade. O agendamento da visita foi feito pelo professor Valter Prieto, da disciplina de Transportes, com as gerências do EMTU de São Paulo e Baixada Santista.

Figuração: Estação com plataforma e cobertura executada.
Figuração: estação com plataforma e cobertura executada.