Fonte Site de Engenharia

Atualmente incubado no Núcleo de Inovação, Negócios e Empreendedorismo (NINE) da Universidade Santa Cecília – Unisanta, o projeto Albatroz AeroDesign acaba de realizar o pré-lançamento da aeronave “Gaivotão 2″, um novo veículo aéreo não tripulado (VANT). O equipamento foi oficialmente apresentado pela primeira vez durante a MundoGEO#Connect 2014, maior evento do setor da América Latina e divulgado no site oficial do evento.

Responsável pelo projeto, Floriano Peixoto explica que a nova aeronave foi especialmente desenvolvida para trabalhos de aerofotogrametria (cobertura fotográfica para fins de mapeamento) e apresentada com exclusividade na feira. O veículo aéreo pilotado remotamente possui sistema de câmeras com ajuste automático de estabilidade em seus três eixos.
“O sistema que implementamos possui sensores que compensam os movimentos de inclinação da aeronave, permitindo a geração de imagens perfeitamente alinhadas”, explica o pesquisador.

Ele enfatiza que o equipamento pode ser utilizado como plataforma aérea de vigilância, servindo ao monitoramento ambiental, controle de áreas de dutos, desastres ambientais, linhas de transmissão de energia e também para a produção de imagens aéreas para diversas finalidades.

MundoGEO#Connect – A 4ª edição do MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, aconteceu no último mês de maio em São Paulo. O evento, considerado o maior e mais importante do setor na América Latina, reuniu mais de 4.500 participantes.