Na última segunda-feira (17/12), os alunos dos 3º e 4º anos do curso de Ciências Biológicas –  Biologia Marinha, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), apresentaram seus trabalhos realizados no Loteamento Iporanga, em Guarujá. Os projetos são estudos florísticos da área e foram mostrados aos professores Mara Magenta, Paulo Sampaio e Fábio Giordano.

O Loteamento Iporanga está localizado na Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Guararú, inserida no Bioma Mata Atlântica, e apresenta grandes remanescentes de Floresta Ombrófila Densa. Os dados disponíveis sobre a Mata Atlântica revelam que esse bioma está entre os três com maior biodiversidade do mundo. No entanto, boa parte de sua composição ainda é desconhecida para a ciência.

Parceria – Desde março de 2011, a Unisanta tem parceria firmada com a SASIP (Associação dos Proprietários do Iporanga), que coordena o Sistema de Gestão Ambiental do local. A parceria visa o desenvolvimento de projetos de cunho científico que resultem em informações para subsidiar a conservação da área.

O conhecimento da composição florística do Loteamento Iporanga e a detecção das espécies mais representativas de cada estágio sucessional fornecem meios para ações de manutenção desse importante patrimônio localizado na Área de Preservação da Serra do Guararú.

Do ponto de vista acadêmico, os estudos desenvolvidos junto a Sasip têm permitido uma ampliação de conhecimentos para os alunos de graduação envolvidos nos projetos de flora, bem como para os alunos do programa de mestrado em Ecologia, que participam de visitas técnicas, aulas práticas e minicursos de campo nas instalações do loteamento.

Os dois primeiros trabalhos resultantes da pesquisa foram apresentados no 11º CONIC, em 2011. Em 2012, houve participação nos seguintes eventos científicos: 63º Congresso Nacional de Botânica, 49th Annual Meeting of the Association for Tropical Biology & Conservation, 4º Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (COBRIC) e 12º Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC).

Estão em elaboração artigos científicos a serem submetidos a revistas especializadas no ano de 2013.