No sábado (6/11), os alunos da pós-graduação em Gestão Portuária e Operações Internacionais da Unisanta conheceram a fundo o Porto de Santos em uma navegação de cerca de quatro horas pelo maior complexo portuário da América Latina. O tour foi fruto de uma parceria entre o Centro de Excelência Portuária de Santos (CENEP Santos), que disponibilizou a embarcação para a visita sem nenhum custo aos estudantes, e o curso de pós-graduação da Unisanta.

“Nossos alunos tiveram a oportunidade de, durante a navegação pelo canal do porto, conhecer todas as operações nos terminais que nós temos dentro do porto, ou seja, as operações de granel sólido, líquido, também de containers, de dentro da embarcação, podendo acompanhar as operações com uma visão muito próxima daquela que as tripulações que chegam ao nosso porto têm. […] Uma experiência bem ampla que deu a eles uma visão muito generalista de tudo o que o porto produz”, destacou o coordenador da pós-graduação em Gestão Portuária e Operações Internacionais, Prof. Me. Rafael Pedrosa.

Na visita, entre outros pontos, os alunos puderam ver de perto o corredor de exportação, os impactos ambientais pós-dragagem de aprofundamento do porto na Praia do Góes, na Ponta da Praia, e na comunidade Santa Cruz dos Navegantes.

Além disso, eles navegaram até a Cava Subaquática, que é uma cratera maior que o estádio do Maracanã cavada ao lado do manguezal do Largo do Casqueiro, em Cubatão. “É um empreendimento muito discutido sob o ponto de vista de sustentabilidade ambiental”, comentou Pedrosa, lembrando que a função da cava é armazenar resíduos e sedimentos contaminados (4 milhões de m3 de sedimentos, no caso da cava do Porto de Santos).

Visitando as operações mais diversas do canal portuário de Santos, os alunos da pós-graduação em Gestão Portuária e Operações Internacionais da Unisanta foram até Cubatão, já fora do porto público, conhecer as operações dos dois terminais privados que existem ali: o Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (TIPLAM), da empresa de Logística VLI Multimodal S.A., e o Terminal Marítimo Privativo de Cubatão (TMPC), da Usiminas, empresa do setor siderúrgico.

“Durante a navegação, questões como Gestão Ambiental, Sustentabilidade, Logística e Comércio Exterior fizeram parte da aula dada in loco para os nossos alunos”, concluiu o Prof. Me. Rafael Pedrosa.

Sobre o curso:

O curso de pós-graduação lato sensu em Gestão Portuária e Operações Internacionais da Universidade Santa Cecília é voltado para profissionais com graduação em nível superior, interessados em gestão de empresas portuárias, e tem como objetivo oferecer uma especialização em gestão na área de portos, tornando os alunos profissionais capazes de enfrentar os desafios inerentes à área.

Entre as disciplinas do curso estão: Gestão de Pessoas em Ambiente Portuário, Logística Internacional e Gestão de Portos e Infraestrutura Portuária Brasileira. A carga horária total é de 510 horas.

As inscrições podem ser feitas no site www.unisanta.br/posgraduacao ou na Secretaria de Pós-Graduação da Unisanta, que fica no Bloco F – sala 32 – 3º. andar, Rua Cesário Mota, 8.