O aluno de Engenharia Mecânica da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Guilherme Fontes de Almeida, foi escolhido como o melhor estagiário da Volkswagen Brasil, na área de Otimização de Custo do Produto. Guilherme também conquistou o primeiro lugar deste ano no V Congresso Brasileiro de Iniciação Científica(Cobric), na área de engenharia, pelo projeto de desenvolvimento e construção de dispositivo para realizar massagem cardíaca. A entrega desse prêmio ocorreu no ultimo dia 12 (terça-feira).

Seu estudo consta do Trabalho de Conclusão de Curso que fez com os alunos André Luiz Diegues Marcelino dos Santos, Anselmo Ferreira Costa Delcaro, Marcelo Penco Filho, Odilon Batista Pedroso Filho e Yuri de Matos Villarinho.

O trabalho ficou em segundo lugar no prêmio Neorama 2013, que é um evento vinculado à Incubadora de Empresas de Santos, hoje amparada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação da Prefeitura de Santos e pela Fundação Parque Tecnológico de Santos. A premiação aconteceu no dia 19 de outubro.

Sobre o trabalho – O equipamento é destinado à realização de massagem em vítimas de paradas cardíacas. Ele realiza a massagem, de forma mecânica, com movimentos padronizados, que seguem as diretrizes da American Heart Association. O equipamento, que tem acionamento pneumático, auxiliará o profissional de saúde durante o atendimento de pessoas vitimadas de paradas cardíacas, desde o momento do incidente até a chegada ao hospital, sendo sua principal aplicação durante o transporte do paciente.