No sábado passado, 23 de outubro, o Acervo Zoológico da Universidade Santa Cecília (AZUSC) completou 18 anos. O laboratório está ligado aos cursos de graduação em Ciências Biológicas (Biologia Marinha), mestrado profissionalizante em Auditoria Ambiental (Gestão e Conservação), mestrado acadêmico em Ecologia (Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade de Ecossistemas Costeiros e Marinhos – ECOMAR) e ao Núcleo de Análises Socioambientais (NASA – Unisanta).

O AZUSC tem como função desenvolver pesquisas de diferentes níveis (Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso, Dissertações e Teses), além de realizar prestações de serviços técnicos especializados. Armazena a Coleção Científica Regional de Peixes da Costa da Mata Atlântica, única da região. Também possui coleções científicas e didáticas de conchas (conquiliológica), crustáceos (carcinológica), aves marinhas, quelônios, crânios e esqueletos de mamíferos marinhos. Os materiais das coleções e as pesquisas realizadas são provenientes de parcerias institucionais com diferentes setores, como centros de pesquisa (Centros Nacionais de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Norte, Sudeste e Sul – CEPNOR & CEPSUL – ICMBio, Senckenberg Biodiversity and Climate Research Center – Alemanha, Museu Paraense Emílio Goeldi, Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, Instituto para Pesca, Diversidade e Segurança Alimentar – FIFO, Fundação Projeto TAMAR, etc.), ONGs (Caa-Oby, Ecofaxina, Maramar, Ecomov, etc.), Universidades (Universidade Federal do Pará – UFPA, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Universidade Federal de Sergipe – UFSE, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Universidade Estadual de São Paulo – UNESP, Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, Universidade de São Paulo – USP, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, Universidade Federal do Paraná – UFPR), órgão públicos (Exército brasileiro, Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo, Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente – GEMA/ Baixada Santista, Ministério Público do Estado de São Paulo, Ministério Público Federal, etc.), empresas privadas e sindicatos (G&G Soluções Ambientais, Tetra Tech, CPEA – Consultoria, Planejamento e Estudos Ambientais, Aquática Consultoria Ambiental, Agência Igarapesca, SAPESP – Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado de São Paulo, etc.).

Grande parte da principal coleção científica (peixes) que conta com aproximadamente 25.000 exemplares é originária do “Projeto Pró-Pesca: pescando o conhecimento”, um projeto colaborativo iniciado em 2000, que integra pesquisadores das diferentes áreas da biologia com pescadores profissionais e amadores de toda a costa brasileira. Os materiais também são utilizados nas aulas práticas do curso de Ciências Biológicas (Biologia Marinha) da Unisanta. Além das pesquisas e trabalhos técnicos, o AZUSC recebe visitantes que aprendem sobre a importância e o funcionamento de coleções científicas, atividades sobre a profissão de biólogo marinho, biodiversidade marinha, etc.

Segundo o curador e fundador do AZUSC, Prof. Dr. Matheus Rotundo, o departamento surgiu da necessidade de organizar as coleções zoológicas da Unisanta, sendo as atividades inicialmente realizadas pelo atual curador, juntamente com a bióloga Jucemara Pires Lessa e os professores Jorge Luis dos Santos e Luis Alberto Zavala-Camin. Segundo Rotundo, atualmente as atividades estão relacionadas principalmente para pesquisas com peixes: “O AZUSC está direcionado principalmente na realização de pesquisas com peixes marinhos e estuarinos brasileiros, com enfoque na avaliação e catalogação das espécies, assim como pesquisas sobre biologia e conservação”. Rotundo ainda destacou que o AZUSC possui vários pesquisadores associados de diferentes laboratórios e instituições: “As pesquisas realizadas no AZUSC possuem muitos colaboradores de diferentes áreas do conhecimento e instituições, possibilitando trabalhos multidisciplinares com diferentes temáticas”.

O laboratório possui programa de estágios e recebe visitas agendadas através do e-mail: acervo_zoológico@unisanta.br ou pelo telefone: (13) 3202-7100 – ramal 5215.