Na próxima segunda-feira (19/3), às 19h15, o atual gerente de Projetos em TI da empresa Vale do Rio Doce e ex-aluno de Ciência da Computação da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Adriano Lima, irá ministrar palestra sobre Direito Eletrônico e os Crimes Virtuais. O evento é destinado aos alunos dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da Unisanta, além de ser aberto a profissionais que atuam nas áreas de Segurança da Informação, Telecomunicações, Sistema Financeiro, Governança Corporativa, Governança de TI, Gestores de TI e de setores relacionados à tecnologia. A palestra acontece no anfiteatro 1, 4° andar do Bloco D do Campus, com entrada pela Rua Oswaldo Cruz, 266, no Boqueirão, em Santos.

Serão apresentadas discussões pertinentes à disciplina Computadores e Sociedade. Entre os temas abordados estão: Proteção de dados, Privacidade, Engenharia social, Dignidade da pessoa humana, Bullying, Inclusão Digital, Crimes Virtuais e Monitoramento de aplicações web (Messenger, Browser, Sistemas Operacionais, Smartphones).

O objetivo do evento é criar um espaço de discussão e reflexão sobre as ferramentas e leis existentes para proteção de direitos e privacidade daqueles que convivem, no dia a dia, nos ambientes da Internet. Além disso, os organizadores esperam contribuir com a formação e atualização dos profissionais da Baixada Santista  que atuam no desenvolvimento de soluções computacionais em empresas e organizações. A iniciativa faz parte da proposta do novo curso de Sistemas de Informação, que teve início neste ano na Unisanta.

Currículo – O palestrante é graduado em Ciência da Computação pela Unisanta, pós-graduado em Gestão Empresarial, com MBA Internacional na Universidade da Califórnia em Irvine em Business Administration. É membro da Comissão Estadual de Crimes de Alta Tecnologia da OAB-SP. Atuante, há mais de 14 anos, na área de Tecnologia da Informação e Segurança da Informação, exerceu as funções de Gerente de Tecnologia, Gerente de Sistemas e Security Officer. Ministra palestras com temática de conscientização para jovens adolescentes em escolas de ensino médio, além de realizar treinamentos sobre segurança da informação na China, França, Espanha e Inglaterra. Organizou o 1º Debate de Direito Eletrônico e os Crimes Virtuais. Atualmente é Gerente de Projetos em TI para a empresa Vale do Rio Doce pela HP do Brasil e cursa MBA em Direito Eletrônico.