Entrega de lixo eletrônico para o Settaport, doação de sangue e cadastro de medula óssea ao Hemonúcleo de Santos e alimentos para o Lar Santo Expedito marcaram a campanha

Pela terceira vez, o curso de Ciências Biológicas da Universidade Santa Cecília (Unisanta) foi o vencedor da campanha do Trote Solidário e Ecológico promovida pela instituição. Representantes do Diretório Acadêmico de Biologia receberam o troféu das mãos da reitora, Profª Drª Sílvia Ângela Teixeira Penteado, em solenidade realizada nesta quinta-feira (15).

“Este é um momento muito importante e mais uma vez caracteriza que o curso de Ciências Biológicas é diferente. Os alunos se engajam com a profissão e a vida e com o que diz respeito com a natureza e as pessoas. É um ato que beneficia a humanidade. Cabe a nós desenvolvermos essa nova consciência de mundo humanizado. Mais uma vez o curso se distingue”, afirmou a reitora. 

Substituir o trote original, proibido na universidade, por uma atividade que promova aproximação saudável entre calouros e veteranos foi o objetivo da campanha que arrecadou roupas e cerca de meia tonelada de alimentos que foram doadas ao Lar Santo Expedito. Também como parte do Trote Solidário, foi promovida campanha para cadastramento de doadores de medula óssea e doação de sangue. Participaram mais de 150 alunos de diversos cursos. A doação/cadastramento foi realizada no Hemonúcleo de Santos – Hospital Guilherme Álvaro.

Outras ações desenvolvidas foram limpeza de microlixo nas praias e arrecadação de lixo eletrônico como equipamentos de informática (placas, torre, monitores antigos, entre outros), celulares, pilhas e baterias, totalizando 230 kg de material.

Estes objetos contêm chumbo, mercúrio, cádmio e outros metais pesados, que, uma vez no lençol freático, podem contaminar o meio ambiente, intoxicar e matar de maneira lenta, por efeito cumulativo, os seres humanos, a flora e a fauna e em hipótese nenhuma devem ser descartados no lixo doméstico. A arrecadação do lixo eletrônico contou com o apoio da Fundação Settaport, que mantém um Centro de Reciclagem de Lixo Eletrônico e fará a destinação adequada de todo o material.

“Foi muito gratificante participar da campanha. Os cidadãos não sabem o que fazer com o lixo eletro e eletrônico. As doações arrecadadas serão enviadas ao nosso Centro de Reciclagem. Os equipamentos serão reavaliados, remontados e doados a entidades carentes, Ongs e famílias de baixa renda, a título de cessão. Após a sua vida útil, os equipamentos retornam ao Centro para fazermos seu descarte final”, disse o coordenador do Núcleo de Meio Ambiente da Fundação Settaport, Adolfo Monteiro.

Além da reitora e do coordenador da Settaport, estiveram presentes durante a entrega do troféu, o diretor de Marketing da Unisanta, Marcus Teixeira Penteado; a diretora de Relações Institucionais, Renata Teixeira Penteado Saorini; a diretora técnica de Voluntariado da Fundação Settaport, Emília Cavalcante; o diretor da Faculdade de Ciência e Tecnologia, Prof. Roberto Patella; o coordenador do curso de Ciências Biológicas, Prof. Camilo Seabra; a coordenadora do Lar Santo Expedito, Fabiana Martins; o presidente, a vice e a diretora geral do D.A. de Biologia, respectivamente, Fábio Nime Schaefer; Roberta Goldoni e Júlia Domingues; além de alunos do 1º ano do curso.


Alta Direção da Unisanta entrega o Troféu Solidário
Alunos da Faculdade de Biologia da Unisanta com o Troféu Solidário



As doações

Só no primeiro dia de ações do Trote Solidário, cerca de 80 alunos se cadastraram no Banco Nacional de Medula Óssea
Alunos da Faculdade de Biologia conquistaram o troféu com muitas doações de lixo eletrônico


O Hemonúcleo de Santos contou com doações ao banco de sangue de alunos de diversos cursos da Unisanta
O Hemonúcleo de Santos contou com doações ao banco de sangue de alunos de diversos cursos da Unisanta