Entrega de lixo eletrônico para o Settaport, doação de sangue e cadastro de medula óssea ao Hemonúcleo de Santos e alimentos para o Lar Santo Expedito marcaram a campanha

Pela terceira vez, o curso de Ciências Biológicas da Universidade Santa Cecília (Unisanta) foi o vencedor da campanha do Trote Solidário e Ecológico promovida pela instituição. Representantes do Diretório Acadêmico de Biologia receberam o troféu das mãos da reitora, Profª Drª Sílvia Ângela Teixeira Penteado, em solenidade realizada nesta quinta-feira (15).

“Este é um momento muito importante e mais uma vez caracteriza que o curso de Ciências Biológicas é diferente. Os alunos se engajam com a profissão e a vida e com o que diz respeito com a natureza e as pessoas. É um ato que beneficia a humanidade. Cabe a nós desenvolvermos essa nova consciência de mundo humanizado. Mais uma vez o curso se distingue”, afirmou a reitora.

Substituir o trote original, proibido na universidade, por uma atividade que promova aproximação saudável entre calouros e veteranos foi o objetivo da campanha que arrecadou roupas e cerca de meia tonelada de alimentos que foram doadas ao Lar Santo Expedito. Também como parte do Trote Solidário, foi promovida campanha para cadastramento de doadores de medula óssea e doação de sangue. Participaram mais de 150 alunos de diversos cursos. A doação/cadastramento foi realizada no Hemonúcleo de Santos – Hospital Guilherme Álvaro.

Outras ações desenvolvidas foram limpeza de microlixo nas praias e arrecadação de lixo eletrônico como equipamentos de informática (placas, torre, monitores antigos, entre outros), celulares, pilhas e baterias, totalizando 230 kg de material.

Estes objetos contêm chumbo, mercúrio, cádmio e outros metais pesados, que, uma vez no lençol freático, podem contaminar o meio ambiente, intoxicar e matar de maneira lenta, por efeito cumulativo, os seres humanos, a flora e a fauna e em hipótese nenhuma devem ser descartados no lixo doméstico. A arrecadação do lixo eletrônico contou com o apoio da Fundação Settaport, que mantém um Centro de Reciclagem de Lixo Eletrônico e fará a destinação adequada de todo o material.

“Foi muito gratificante participar da campanha. Os cidadãos não sabem o que fazer com o lixo eletro e eletrônico. As doações arrecadadas serão enviadas ao nosso Centro de Reciclagem. Os equipamentos serão reavaliados, remontados e doados a entidades carentes, Ongs e famílias de baixa renda, a título de cessão. Após a sua vida útil, os equipamentos retornam ao Centro para fazermos seu descarte final”, disse o coordenador do Núcleo de Meio Ambiente da Fundação Settaport, Adolfo Monteiro.

Além da reitora e do coordenador da Settaport, estiveram presentes durante a entrega do troféu, o diretor de Marketing da Unisanta, Marcus Teixeira Penteado; a diretora de Relações Institucionais, Renata Teixeira Penteado Saorini; a diretora técnica de Voluntariado da Fundação Settaport, Emília Cavalcante; o diretor da Faculdade de Ciência e Tecnologia, Prof. Roberto Patella; o coordenador do curso de Ciências Biológicas, Prof. Camilo Seabra; a coordenadora do Lar Santo Expedito, Fabiana Martins; o presidente, a vice e a diretora geral do D.A. de Biologia, respectivamente, Fábio Nime Schaefer; Roberta Goldoni e Júlia Domingues; além de alunos do 1º ano do curso.

Alta Direção da Unisanta entrega o Troféu Solidário
Alunos da Faculdade de Biologia da Unisanta com o Troféu Solidário

As doações

Só no primeiro dia de ações do Trote Solidário, cerca de 80 alunos se cadastraram no Banco Nacional de Medula Óssea