Idéias criativas transformadas em trabalhos de conclusão de curso superior são objeto da 3ª Mostra Neorama, que pode ser visitada até esta quarta-feira, dia 13, na Estação do Valongo, das 10h às 17h.

São 42 trabalhos expostos fruto de pesquisas desenvolvidas por formandos de universidades da região. Entre os temas estão: Câmara hiperbárica para transporte de órgãos a serem transplantados; Programa computacional de auxílio ao diagnóstico sobre riscos de doenças cardiovasculares; Palmilha eletrônica para avaliação da marcha de portadores de hemeparesia, pós acidente vascular encefálico; Biodiesel a partir de óleo de fritura – esses de autoria de alunos da Universidade Santa Cecília (Unisanta), que tem 23 trabalhos apresentados.

A promoção do evento é da Incubadora de Empresas de Santos, que busca promover visão de mercado aos estudantes, proporcionando-lhes contatos com potenciais clientes, parceiros e investidores. Desta forma, a Incubadora procura traduzir na prática a iniciação científica desenvolvida pelas instituições de Ensino Superior como forma de contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico da região.